Gerente bem-sucedido
Tese: Gerente bem-sucedido. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: noelidecassia • 28/4/2014 • Tese • 1.603 Palavras (7 Páginas) • 453 Visualizações
1ª ETAPA
Introdução
Nas páginas a seguir, apresentaremos nossa visão sobre o que é ser um gestor de sucesso, o que entendemos ser uma empresa, um gestor e um empresário. Consta ainda nossa autoanálise sobre habilidades e competências de gestor.
Passo 1:
Um gestor de sucesso precisa ter habilidades técnicas, como saber utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas da área em que atua. Além disso, o gestor precisa ter habilidades humanas, para saber relacionar-se com as pessoas, para saber trabalhar para elas e com elas, entender o que necessitam, saber comunicar-se é essencial, saber como motivar os subordinados e tomar atitudes.
O PLT 302 também cita como necessárias, as habilidades conceituais, que são meios de lidar com ideias, conceitos abstratos. Com ela, o gestor desenvolve valores, meios de implementar ideais e têm visão do quê vale a pena trabalhar para que "saia do papel" e o que não passa de sugestões vazias, que não darão resultados.
Empresa é a célula base da economia moderna, as mais comuns são do setor primário, secundário e terciário, ou seja, obtém recursos naturais, matérias-primas e prestação de serviços e comércio, existem também empresas de as de acordo com a constituição jurídica, individuais com um proprietário somente, e as societárias, constituídas por várias pessoas.
Gestor é a pessoa que administra a empresa, setores dela e as pessoas dentro da organização.
O gestor é quem faz o planejamento estratégico, soluciona problemas, gerencia os recursos humanos, financeiros e tecnológicos.
O empresário é a pessoa que exerce, como profissão, uma atividade econômica que gera circulação de bens e serviços com a finalidade de lucro.
As empresas são sistemas abertos porque interagem totalmente com o ambiente em que estão inseridas e dependem dele para atingir seu objetivo, deste modo, é vulnerável à acontecimentos externos, alguns controláveis e outros não.
Passo 1:
Missão, visão e valores são os principais princípios que geram valor para aos clientes, acionistas, equipes e a sociedade.
Missão é o modo de demonstrar o propósito e as responsabilidades da empresa para os clientes. A missão deve deixar claro porque a empresa existe, o que a empresa faz e para quem.
Visão é o futuro desejado para a empresa, deve ser algo que deve valer a pena ser concretizado, não um sonho impossível.
Os valores são os princípios da empresa, um conjunto de crenças, um guia, que define a participação as pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos próprios valores. Os valores são o foco da moral e ética da empresa.
Passo 2:
Natália, Júlio e Gustavo:
Trabalham em empresas transnacionais, assim não têm contato direto com os empresários, apenas com os gestores. Observaram que alguns realmente possuem as habilidades necessárias citadas anteriormente, mas alguns não. Quanto à missão, visão e valores, têm um entendimento bem claro do que a empresa determina, o que ajuda a atingir metas.
Acreditam que ainda não possuem todas as qualidades necessárias para um gestor de sucesso, têm vários pontos a melhorar.
Allan, Ede, Juliana e Henrique:
Trabalham em empresas menores, com contato direto ao empresário e gestores. Observaram que o empresário também faz papel de gestor, apesar de não possuir todas as habilidades necessárias citadas nesta atps.
Juliana, Henrique e Allan também acreditam não possuir todas as habilidades necessárias à um gestor de sucesso. Já o Ede acredita estar pronto para esta tarefa.
Passo 3:
Consultoria Cafeteria:
Missão: Para nós café sempre será uma questão de qualidade, esperamos com ele servir ao desenvolvimento das pessoas, ajudá-las a serem atentas e também aquecê-las.
Visão: Estabelecer a Cafeteria como o principal provedor de cafés finos do Brasil, sem comprometer os seus princípios.
Valores: Qualidade, Integridade, Comprometimento, Valorização humana, Superação dos resultados, Melhoria contínua, Inovação, Sustentabilidade.
Conclusão:
Ao realizar esta tarefa, aprendemos as habilidades necessárias para um gestor ser bem sucedido. Percebemos também, como é difícil definir a missão, visão e valores para uma empresa, já que são elementos norteadores.
2ª ETAPA
PROCESSO ADMINISTRATIVO ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Apresentação:
As empresas não funcionam na base da pura improvisação. A estratégia empresarial é basicamente uma atividade racional que envolve a identificação das oportunidades e das ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação de suas forças e fraquezas, capacidade atual ou potencial em se antecipar às necessidades e demandas do mercado ou em competir sob condições de risco com os concorrentes. Assim, a estratégia deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial em um nível de equilíbrio entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer. Estratégia pode ser definida como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente em tempo. Estratégia associa os recursos humanos e outros recursos de uma organização aos desafios e riscos apresentados pelo mundo exterior.
Toda a organização tem uma Estratégia que depende do ramo da atividade e de seu orçamento, mesmo que esta nunca tenha sido formulada explicitamente. Esta visão de Estratégia inclui
...