Gestao Financeira
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jguilherme • 7/2/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 374 Visualizações
7.
Errado.
A primeira parte está certa mas a justificativa para a argumentação não.
As decisões financeiras inerentes à atividade de uma empresa - de captação e aplicação de recursos - são interdependentes porque a expectativa do retorno esperado pela aplicação de recursos deve ser superior ao custo de captação.
Quanto aos capitais investidos na empresa, servem para aumentar a sua capacidade produtiva, conforme as oportunidades e necessidades e os investimentos que ela realiza normalmente são em ativos financeiros, para não deixar imobilizado o capital de giro e reservas excedentes, devendo ser de baixo risco e liquidez adequada.
Assim, o retorno esperado pelos investimentos (em ativos financeiros) que a empresa realiza não deve ser usada como parâmetro para assegurar a viabilidade dos negócios a longo prazo.
10. Indiferença ao Risco
É a situação na qual nenhuma mudança no retorno será exigida em vista de um aumento de risco.
Tendência ao Risco
É a situação na qual uma diminuição do retorno poderia ser aceita em vista de aumento do risco.
Aversão ao Risco
É a situação na qual um incremento de retorno é exigido em vista do aumento do risco
9. Risco não diversificável: É o risco de afeta todas as empresas, não sendo especifico de um setor da economia ou uma empresa isoladamente. Fatores como crises econômicas, inflação e guerras são as principais razões da existência deste risco. Por afetar todas as empresas, não é possível diversificar esta parcela de risco.
Risco diversificável: envolve o risco individual que um investimento oferece à carteira, seja relativo à empresa, segmento, mercado ou país alvo do investimento. Esta parcela de risco abrange fatores internos da empresa que podem comprometer os retornos de seus ativos.
Por exemplo: greves, nova legislação, ações judiciais, incêndio em fábrica, etc. É possível diminuir este risco através da não concentração de recursos em um só investimento ou uma empresa: quanto mais o portfólio for diversificado em diferentes investimentos e segmentos, menor o risco diversificável e portanto, menor o risco total do portfólio
...