Gestao Socialização
Resenha: Gestao Socialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALBIANECOSTA • 25/5/2014 • Resenha • 623 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
Este relatório tem por finalidade indicar soluções com base nos conceitos de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi, para buscar a recuperação e prosperação da empresa varejista Casas Soberba.
O objetivo está na aplicação das teorias de inovação em um contexto de empresa no varejo, estas aplicações baseiam-se no modelo de criação do conhecimento organizacional criada pelos professores Nonaka e Takeuchi, o qual buscam explicar a inovação por meio dos seguintes elementos: conhecimento tácito e conhecimento explícito, enfatizando a conversão entre si. Um conhecimento que se transforma no outro por meio de quatro processos: socialização, externalização, combinação e internalização.
Uma breve introdução de como funcionam esses quatro processos respectivamente:
A socialização é um processo de compartilhamento de experiências, um indivíduo pode desenvolver conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem, mas por meio da observação, imitação e prática.
A Externalização é um processo onde ocorre a conversão do conhecimento tácito para explícito, onde há o desenvolvimento de um novo conceito.
A combinação é onde ocorre a conversão do conhecimento explícito para conhecimento explícito, ou seja, os indivíduos trocam e combinam conceitos por meio de documentos, reuniões, conversas diretas ou redes de comunicação.
A internalização é a conversão do conhecimento explícito para tácito, quando a maioria dos membros da organização compartilha tal modelo mental e o conhecimento tácito passa a fazer parte da organização.
A empresa deve valorizar o conhecimento tácito dos funcionários, afinal, experiências podem trazer ideias inovadoras para a organização.
Devido a isso, com base na teoria de Nonaka e Takeushi, nossa assessoria propõem algumas sugestões para o sucesso das Casas Soberba:
Compartilhamento do conhecimento tácito: organizar reuniões com os colaboradores, onde será compartilhado entre si diferentes histórias, perspectivas e motivações, tornando-se a etapa crítica à criação do conhecimento organizacional. Afinal, para que haja esse compartilhamento é necessário um espaço ou situação em que os funcionários possam interagir uns com os outros através de diálogos pessoais, compartilhando experiências.
Criação de conceitos: após feito as discussões, trocas de experiências, é o momento dos colaboradores criarem novos conceitos para a empresa, dando ideias para inovar. Será válido que deem ideias as quais podem ser expressadas através de esboços, representação por gestos, metáforas, analogias, modelos a até mesmo linguagem gestual.
Justificação de conceitos: todos os indivíduos integrantes da reunião devem convencer de que seus conceitos recém-criados valem realmente a pena para a organização e para seus clientes e que se as novas ideias atendem às necessidades da sociedade de forma mais ampla. Deve ser levado em consideração os quesitos: custo, tempo, benefícios, facilidade e lucro.
Construção de um exemplo:
...