Gestão Da Inovação
Trabalho Universitário: Gestão Da Inovação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Costa2401 • 29/9/2014 • 717 Palavras (3 Páginas) • 557 Visualizações
Uma inovação sempre resulta de criatividade, mas nem toda ideia criativa constitui uma inovação, porque inovação não é apenas a criação da ideia, mas a sua implementação no mercado ou nas organizações ( V ).
Resposta:
Inovação é implementar uma ideia e transformá-la em um produto ou serviço concreto, enquanto a criatividade implica na geração de ideias. Ou seja, nem tudo que é inventado é inovação, mas somente o que gera ou agrega valor a algo ou alguma coisa que esteja sendo feito.
UTTERBACK (1983) apud REIS (2003) considera que inovação deve ser entendida como: “um processo que envolve a criação, o desenvolvimento, o uso e a difusão de um novo produto ou ideia ou, resumidamente, a introdução e difusão de produtos e processos (e serviços) novos e melhorados na economia”. A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo.
2) Desenvolver a capacidade de inovação não depende apenas dos esforços da empresa, mas de uma rede social funcional na qual o empenho do governo e da academia tem papel fundamental ( V ) .
Resposta:
É notório que sobreviver em um cenário constituído pela grande competição tem se tornado um grande desafio para as empresas da atualidade. As frequentes inovações e rupturas que ocorrem no ambiente mercadológico apontam para um novo perfil de organizações que não apenas valorizam, mas colocam em prática o conhecimento e a visão de futuro. Para que as organizações entendam melhor seus clientes antecipando-se às suas necessidades é vital que o investimento em inovações seja concretizado.
“A inovação diz respeito não somente aos produtos e serviços oferecidos ao mercado, mas também a rotinas e procedimentos utilizados pela organização na produção desses bens e serviços” (FREITAS e LESCA, 1992).
Atualmente as empresas inovadoras sentem a necessidade de aproximar-se de setores ligados ao conhecimento, universidades ou centros de pesquisas, pois com a inovação as empresas acessam novos mercados, aumentam suas receitas, realizam novas parcerias, adquirem novos conhecimentos e aumentam o valor de sua marca.
3) A capacitação de uma empresa para a inovação depende fundamentalmente de disseminar uma cultura de inovação e privilegiar a busca pela inovação através de funções administrativas, ou seja, planejar, organizar, gerenciar e controlar as atividades visando a inovação ( V ) .
Resposta:
Promover a cultura da inovação dentro da organização passa necessariamente pela sensibilização, envolvimento, tolerância e recompensa de todos os funcionários da empresa, estimulando a sociedade no todo e os empresários a reconhecer o valor da inovação, pois, pessoas e empresas que inovam agregam valor para sociedade.
Utilizar o potencial criativo dos funcionários é uma forma de fazer com que a atividade inovativa não fique estagnada, logo, entendemos que para haver sucesso no propósito da inovação se faz necessário que tanto as características dos indivíduos e ambientes onde eles estão inseridos sejam observadas.
Para Luz (2003, p.14):
A cultura organizacional
...