TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Custos

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

ORGANOGRAMA

REFERENCIAL TEÓRICO

GESTÃO DE CUSTO

Na visão de (MEDEIROS, 1994, p.17):

A contabilidade de custos é um instrumento de controle dinâmico, pois acompanha os fatos internos da empresa. Quando bem estruturada, atinge os objetivos essenciais estabelecidos pela administração e, através de seu fluxo de informações, funciona como instrumento de tomada de decisões.

Para (MARTINS, 2003 apud REHBEIN; TERRIBLE; DALL’AGNOL; MARCO, 2005) “As informações repassadas a empresa por meio da contabilidade a faz gerenciar melhor seus setores e custos, além de lhe servir como base nas tomadas de decisões”.

A Contabilidade de custos tem duas funções relevantes: no auxílio ao controle e na ajuda ás tomadas de decisões. No que diz respeito ao Controle, sua mais importante missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão. No que tange a Decisão, seu papel reveste de suma importância, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito ás conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas de corte de produtos, fixação de preços de venda, opção de compra ou fabricação. (MARTINS, 2000)

Na visão dos autores acima, é nítido a percepção da importância que a gestão de custos assume dentro das organizações. Ela é a base para as tomadas de decisões, redução dos custos da empresa com a melhoria dos processos, monitoramento dos custos de cada setor e principalmente para a empresa definir quanto deverá custar o seu produto/serviço.

CUSTOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

O site Sebrae , define uma empresa que presta serviços como:

Uma Empresa Prestadora de Serviços é essencialmente entendida pela venda de trabalho, ainda que para executar esse trabalho também utilize materiais, produtos, peças, componentes etc. Parece simples, mas muitas pequenas ações precisam ocorrer para que isto aconteça minimamente bem e com certa rentabilidade, ou seja, lucro.

De acordo com (DAL’BÓ, Reginaldo, 2009) “o crescimento de uma empresa pode estar comprometido se não houver uma gestão de custos adequada”, ainda segundo o site:

Toda empresa de prestação de serviços tem uma grande incidência nos custos indiretos e acabam não se atentando para esses custos quando fixa o valor final da sua prestação de serviço.

Conforme o site SEBRAE :

Quem domina os custos da empresa, garante que seus gastos estarão sempre adequados ao tipo de negócio, mantém a produtividade em níveis aceitáveis e reage adequadamente aos fatores de riscos e oportunidades que surgirem em seu segmento.

Percebe-se como é difícil a empresa prestadora de serviço manter a correta administração de seus custos, devido ao seu grande fluxo de custos indiretos e como essa gestão se faz necessária para que ela possa determinar o preço de venda do seu serviço e que esse valor cubra todos os seus custos e despesas e ainda gere lucro para a organização. A gestão de custos ainda serve como auxilio às estratégias e às oportunidades a serem seguidas e aproveitadas pela empresa.

MÉTODOS DE CUSTEIO

Nascimento (2001, pag.57) define método de custeio como:

Uma das técnicas que utilizamos para determinar o custo de produção de um bem ou serviço, agregando apenas os custos diretos variáveis, se aplicado o método do custeio direto, e agregando as parcelas dos custos diretos e variáveis mais os custo indiretos e fixos de produção, se adotado o método de custeio por absorção .

Os autores (KELLERMANNS; ISLAM, 2004; HUGHES, 2005 apud STEFANO; GODOY; FILHO; CATARINA, 2010) , apresentam o método de custeio ABC muito utilizado pelas empresas:

O Custeio Baseado em Atividades (ABC) foi disseminado em trabalhos desenvolvidos pela General Electric no começo da década de 1960, nos Estados Unidos da América e, já era conhecido e usado por contadores em 1800 e início de 1900.

Para Wernke (2001):

O método ABC analisa o comportamento dos custos por atividade, e estabelece relações entre as atividades e o consumo de recursos , permitindo a empresa a identificação dos fatores que levam a incorrer custos em seus processos de oferta de produtos e serviços.

Para que a empresa possa ter uma gestão de custos que atenda as suas necessidades, ela precisa conhecer os métodos de custeio que melhor lhe atenda, (MARTINS, 1996, p.93) faz um comentário importante do método de custeio ABC “ o Custeio Baseado em Atividades (ABC) não se limita ao custeio de produtos. Ele é, acima de tudo, uma poderosa ferramenta a ser utilizada na gestão de custos.

Outro método de custeio também muito utilizado é o RKW (Martins, 2003, p. 220 apud CAVALCANTE; SILVA) relata sobre ele:

Com fundamento na idéia do uso de custos para fixar preços nasceu, no início do século XX, uma forma de alocação de custos e despesas muitíssimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com