Gestão De Inovação Tecnológica
Trabalho Escolar: Gestão De Inovação Tecnológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thabyferreira • 22/2/2015 • 592 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
1 DE QUE FORMA A PESQUISA, O DESENVOLVIMENTO E A ENGENHARIA SE RELACIONAM COM A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA?
Tudo que se aplica conhecimento, pesquisa e métodos pode ser dito como ciência. Esta por sua vez possui uma ligação íntima com a tecnologia, que são os pilares do desenvolvimento, este último, foco de estudo da Engenharia.
2 O QUE É GESTÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA?
A gestão estratégica empresarial é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas.
3 DESCREVA AS FONTES DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO SEGUNDO PETER DRUCKER:
Peter Drucker considera a inovação sistemática como sendo o monitoramento de sete fontes para uma oportunidade inovadora. As quatro primeiras fontes encontram-se dentro da instituição, independentemente se esta instituição é uma empresa, uma agência governamental ou uma entidade sem fins lucrativos. São estas:
– O Inesperado: O empreendedor pode conseguir sucesso ou até mesmo fracasso inesperadamente, mas para o sucesso ele deve estar acompanhando o que o cenário geral está lhe informando. Alguns conseguem aparentemente encontrar uma oportunidade de negóciomilagrosa, que cresce da noite para o dia.
– A Incongruência: Entre a realidade como ela é de fato e a realidade como se presume ser ou como “deveria ser”. Exemplo: teoricamente o ensino médio profissionalizante deveria qualificar as pessoas para as atividades profissionais, tanto administrativas como técnicas. A realidade no Brasil não confirma esta suposição e isto criou a oportunidade para o surgimento dos cursos de tecnólogos, de curta duração e que complementam o ensino médio, qualificando o jovem para o mercado de trabalho.
– Necessidade de processo: Este é o tipo de inovação que frequentemente vem de quem está imerso nos processos, da própria instituição ou de seus clientes. A busca de ganhos de produtividade ou de processos mais capazes de atender as especificações dos clientes criam um sem número de oportunidades de pequenas ou grandes inovações. Um exemplo recente: as pessoas precisam apanhar táxis e os taxis precisam encontrar seus passageiros – usar a internet e os smartphones para promover este encontro é uma proposta de negócio já com milhões de usuários, conquistados rapidamente.
– Mudança na estrutura da indústria:Alguns segmentos ficam estagnados por muito tempo, mas com o aparecimento de novas tendências ou tecnologias novas oportunidades de negócios podem se formar. No Brasil os carros sempre foram à gasolina, mas o cenário da indústria mudou com o aparecimento dos carros bicombustíveis
– Mudanças demográficas: No Brasil existe um sem número de oportunidades (e também ameaças) ligados às mudanças demográficas: envelhecimento da população, crescimento da classe média, aumento do número de pessoas com altíssimo poder aquisitivo, insegurança urbana, modificação no papel da mulher, diminuição das famílias, dificuldade na mobilidade
...