Gestão Do Conhecimento
Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisluckemeyer • 26/8/2013 • 541 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como a gestão do conhecimento pode influenciar no desenvolvimento das organizações, e que o processo do conhecimento organizacional parte das pessoas que aprendem e possibilitam às organizações aprenderem e utilizarem esse aprendizado de forma competitiva, portanto quanto maior o conhecimento das organizações, mais chances de enfrentar os diversos desafios do ambiente em que atuam. Enfatizará a gestão do conhecimento como principal fonte de desenvolvimento dentro de uma organização, pois o capital intelectual ou humano relaciona-se às contribuições trazidas pelas pessoas para o processo produtivo como um diferencial competitivo para as empresas.Também abordará as diferentes formas e tipos da Gestão do Conhecimento, suaas conversões e criação do mesmo.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
A prática de conhecimento dentro das organizações não é considerada nova, pois mesmo antes da explosão do assunto, bons gerentes já valorizavam a experiência e o know-howde seus colaboradores, foi somente com a expansão de definições de autores sobre o tema que começaram a tratá-la como uma estratégia organizacional.
As questões sobre como lidar com o conhecimento e os conceitos tornaram-se de tal forma importantes dentro da gestão da organização, que não tardaram os primeiros entendimentos sobre Gestão do Conhecimento (GC). Henry (1974) formulou a primeira definição, dirigida à construção
de políticas públicas para a produção, disseminação, acessibilidade e uso de informação.
Naspalavras do autor: […] by knowledge management I mean public policy for the production, dissemination, accessibility, and use of information as it applies to public policy formulation (HEN¬RY, 1974).
Logo após algumas manifestações datadas do mesmo ano foram publicadas, entre outras, até 1986. Quando Wiig (1993) definiu Gestão do Conhecimento como a construção sistemática, explícita e intencional do conhecimento e sua aplicação para maximizar a eficiência e o retorno sobre os ativos de conhecimento da organização. A partir dele, inúmeras definições seguiram-se e para compreender a abrangência do conceito, tornando inúmeras as diversidades conceituais, apresentadas em obras literárias, dicionários, comentários, entre outros, mas sem nenhuma definição exata para tal questão.
DEFINIÇÕES DE AUTORES SOBRE GC – GESTÃO DO CONHECIMENTO
De acordo com o autor Probst (2002) que estudou uma série de fatores voltados a gestão do conhecimento, definiu da seguinte forma:
“Conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizampara resolver problemas. Ele inclui tanto a teoria quanto a prática, as regras do diaadia e as instruções sobre como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas, ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas”. (Probst/etalli, 2002, p. 29).
Bukowitz e Williams (2002) em obra extremamente objetiva quanto ao mapeamento dos processos relacionados ao diagnóstico, obtenção, utilização, apreensão e até ao descarte do conhecimento, sugerem uma tipologia que enfatiza a capacidade de transmissão do conhecimento.
...