Gestão Estrategica
Dissertações: Gestão Estrategica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karinegomes • 6/10/2014 • 753 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
GESTÃO ESTRATÉGICA NAS EMPRESAS DE PEQUENO e MÉDIO PORTE
Possuir um comportamento estratégico definido é questão de sobrevivência para uma pequena empresa. Quanto menor a empresa, mais importante é a estratégia. Isso se deve à alta sensibilidade das PMEs às variações do mercado (PORTER, 1995, apud HAYASI, NAKAMURA e ESCRIVÃO FILHO, 1995).
Estudos realizados na área demonstram que as PMEs formulam suas estratégias de acordo com a sua percepção das reações do mercado, adaptando os objetivos da empresa e sua estrutura funcional a ele.
Isso acontece porque, provavelmente pelo tamanho da empresa e por seus objetivos, a visão das PMEs é imediatista e as fronteiras do produto mercado são pequenas e próximas o bastante do processo operacional da empresa, o que impede o empresário de prever eventos distantes de seu grupo estratégico.
Alguns estudos de gestão empresarial nas PME´s foram realizados na Decada de 80 , durando aproximadamente 20 anos, por LIMA (2000). Segundo esse autor, as pesquisas têm se voltado, nessa área, para a prática da gestão estratégica, incorporando os diversos aspectos funcionais da empresa, e o grande desafio é a compreensão da gestão estratégica por parte dos pequenos e microempresários.
Outros estudos sobre planejamento estratégico nas PMEs foram relatados por HAYASI,
NAKAMURA e ESCRIVÃO FILHO (1995); RIBEIRO (2001); ROSÁRIO e BARBOSA (1999), CANCELLIER (2001), entre outros. Autores como GIMENEZ (1997, 1998) apresentam modelos para a formulação de estratégias nas PMEs, ressaltando sempre as dificuldades de modelar o comportamento estratégico encontrado nessas empresas.
De todas as pesquisas , a mais recente foi a de CANCELLIER (2001) que desenvolveu o estudo com a finalidade principal de entender o processo de formulação de estratégias em pequenas empresas. Para tal, o autor descreveu o fenômeno no contexto em que ele ocorre e do qual faz parte, principalmente a partir da perspectiva dos dirigentes de pequenos empreendimentos.
Os resultados indicaram um processo de formulação de estratégias mais complexo que os propostos pelos modelos reativo-intuitivos normalmente atribuídos aos pequenos
Empreendimentos.
É Importante observar que alem das pesquisas existe um fato muito importante quando se fala de PME´s, que é a Analise do Ambiente Empresarial.. Ele é o ponto de partida para identificar os riscos e oportunidades presentes e futuros. Esse ambiente pode ser genérico, operacional ou interno.
O ambiente genérico ou macro refere-se à conjuntura econômica, social e política. Já o ambiente específico ou operacional refere-se à parte do entorno mais próxima às atividades da empresa, isto é, aos setores ou ramos de atividade econômica a que a empresa pertence, tais como mercado, estrutura industrial e fornecedores. O ambiente interno é constituído pelas características organizacionais, tais como estrutura organizacional, recursos humanos, marketing, tecnologia, entre outras.
A Concorrência também deve ser Observada bem de perto. Os concorrentes constituem uma das cinco forças competitivas da indústria, de acordo com o modelo de PORTER (1992), e o conhecimento dos movimentos estratégicos de outras empresas que operam no setor pode proporcionar
...