Gestão Estratégica
Dissertações: Gestão Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: digo157 • 10/4/2014 • 388 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
1. Leia e analise o artigo abaixo indicado.
Faça a leitura do texto "Planejamento ou Pensamento Estratégico?" disponível no site: http://www.intelligentia.com.br/novidades/artigos/ensaio_rap0203-2.pdf e, em seguida faça o que se pede abaixo.
a) Elabore uma dissertação com quatro parágrafos. (6,0 pontos)
- No primeiro parágrafo - Apresentar as ideias de Robin Alves Pagano e os outros 2 autores que você escolheu como fonte.
- No segundo parágrafo - Apresentar o posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.
- No terceiro parágrafo - Apresentar as convergências e divergências entre autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.
- No quarto parágrafo apresente a sua conclusão abordando a partir de suas análises a importância do Pensamento e Planejamento estratégico para as organizações na atualidade.
b) Desenvolver uma síntese da sua dissertação, entre 10 e 20 linhas disponibilizá-la na ferramenta Fórum. Comentar a opinião de 2 colegas. Cada uma de suas réplicas deve ter entre 5 e 10 linhas. (4,0 pontos)
O autor Robin Pagano defende que as duas escolas se complementam e deve-se usar na gestão o casamento entre o Planejamento e o Pensamento Estratégico, utilizando o Planejamento como diretriz principal para o longo prazo e o Pensamento como medida de direção para as modificações que acontecem no curto e médio prazo, sem perder o foco do Planejamento. Persona defende que a falta de flexibilidade do Planejamento leva ao fracasso e que o Pensamento é mais necessário.
De acordo com a UA, ambas escolas se complementam e fazem parte de um processo único, porém, indica o Planejamento ser importante para questões de decisão gerencial e o Pensamento para questões mais imediatas relacionadas às mudanças que ocorrem constantemente.
Percebe-se que a idéia de complentação das duas escolas, indicada na UA, vai de acordo com o que defende Pagano dando o foco do Planejamento ao longo prazo e do Pensamento ao curto prazo. Contra o que diz Gasparetto, Planejamento e Pensamento não são assuntos isolados.
Com as constantes mudanças que ocorrem a todo momento na atualidade, fluxo intenso de informações e alta concorrência, as organizações devem fazer uso intenso do Pensamento Estratégico para não ficarem atrasadas em relação às influências externas ao ambiente da empresa. O Planejamento Estratégico deve ser utilizado também, porém, este deve ser alvo de revisões conforme as mudanças ou problemas detectados pelo Pensamento venham a agir sobre o que foi definido como plano de longo prazo da empresa.
...