TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica - Atividade

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Pizza Hut investe no Brasil.

A Pizza Hut, rede de pizzarias do mundo, está investindo cada vez mais no mercado brasileiro para conquistar novos consumidores. Presente no Brasil desde o final da década de 80, a Pizza Hut, uma das marcas do grupo Yum! Brands, possui hoje 84 restaurantes em terras brasileiras nas principais cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, entre outras, o que a torna a maior rede de pizzarias do país. A marca atua com três conceitos: Dine-in, que são os restaurantes com serviço de mesa e cardápio ampliado, incluindo saladas, massas e pratos; Express, que são as lojas de praça de alimentação de shopping, focadas em um cardápio reduzido e serviço rápido; e Delivery.

Segundo última pesquisa de mercado realizado pela Yum! Brands, houve um grande crescimento de consumidores que comem fora de casa no Brasil, o que estimulou a aposta da Pizza Hut no Brasil como celeiro de crescimento estratégico para a marca. "Nossa operação brasileira hoje já representa 18% do faturamento total da marca na America Latina e Caribe, divisão a qual o Brasil pertence. Para 2014, esperamos um crescimento acima de 20% em faturamento, tanto com as lojas atuais como com a abertura de futuras novas lojas", conta Joana Fleury, Head of Marketing da Yum! Brands. No Brasil, a rede faturou US$ 130 milhões e fechou o ano com 84 lojas. Para 2014, a expectativa é crescer em torno de 20% e completar 100 lojas. O carro chefe da rede é a massa PAN, além dos sabores diferenciados de suas pizzas, como a Brasileira, que foi elaborada especialmente para o paladar do consumidor local.

Por ser uma marca diferenciada, com produtos de alta qualidade, os planos de expansão da Pizza Hut visam, em primeiro lugar, a busca pelo ponto ideal para abertura de uma nova loja. Dessa forma, ao invés de uma expansão quantitativa agressiva, que acaba por comprometer o faturamento médio mensal por loja e a qualidade do serviço ao consumidor, a estratégia de expansão da Pizza Hut está baseada em um estudo qualitativo e financeiro de cada ponto, seja ele um restaurante de rua para uma loja Dine-in, ou um ponto no shopping para abertura de um Express. "Além disso, o plano de desenvolvimento é feito em parceria com os atuais franqueados, sempre respeitando áreas geográficas e potencial de expansão da região. Para 2014, a empresa espera crescer em mais de 20% de sua base com novas lojas distribuídas em todas as cidades em que atualmente a Pizza Hut está presente", afirma Joana.

Um dos grandes diferenciais da empresa é o rigor com os procedimentos de operação. Todas as lojas Pizza Hut são auditadas semestralmente para avaliar cordialidade, tempo de entrega do pedido, limpeza e qualidade do produto, o que garante que os consumidores recebam sempre o melhor atendimento.

Nos últimos anos, a Pizza Hut retomou o crescimento através da expansão do conceito Express - lojas de shopping - onde criou uma relação mais diária de consumo que permitiu a aproximação da marca de um número maior de consumidores. Ao mesmo tempo, o conceito Dine-in segue sendo a marca registrada da Pizza Hut, onde o consumidor tem a experiência completa com a marca e, por isso, os esforços de marketing buscam o fortalecimento também desse canal.

A Pizza Hut Brasil pertence a holding Yum! Brands Internacional, empresa de capital aberto formada em 1997 após um spin off com a Pepsico, sendo a líder global no mercado de restaurante de serviço rápido, com as suas três marcas: Pizza Hut, KFC e Taco Bell. No Brasil, a empresa tem como general manager a profissional Andrea Rolim e um quadro diretivo composto por profissionais das áreas Recursos Humanos, Jurídico, Marketing, Operações, Finanças e Supply Chain.

FONTE: GESTAO RH. http://www.gestaoerh.com.br/site/noticias/?id=1544 CLIPPINGS (acesso em 01/09/2014) editado

Com base no texto acima descreva as cinco forças de Porter com base no conteúdo.

Explique as situações como, por exemplo, quem são os rivais do Pizza Hut, ameaça de novos entrantes no mercado em que eles atuam, seus fornecedores e o poder de barganha dos mesmos, ameaça de produtos substitutos e qual é o poder de barganha dos clientes (o público alvo da empresa).

Em caso de alguns dados de mercado, favor citarem a fonte.

Olá!

Com base nas Cinco Forças Competitivas de Porter, podemos verificar:

Rivalidade entre concorrentes - Pode ser resumida como a disputa por uma posição mais privilegiada no mercado. Hoje, as principais concorrentes da Pizza Hut, conforme Portal do Franchising (http://www.portaldofranchising.com.br/noticias/pizza-hut-em-mais-fatias),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com