Gestão Industrial
Dissertações: Gestão Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 844550 • 22/3/2015 • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 748 Visualizações
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Conforme a orientação das atividades virtuais, a nossa segunda avaliação virtual, será o questionário abaixo, valendo 2,0. O questionário deve ser individual, não será aceito cópias.
QUESTIONÁRIO
QUESTÃO 01 – “Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio como um todo visto do ponto de vista do seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor... O sucesso da empresa não é determinado pelo produto, mas pelo consumidor” (Peter Drucker). Explique de forma detalhada a sentença acima. (Valor da questão: 1,0 pontos)
A empresa que conseguir identificar a necessidade do cliente, contudo promover a venda certa do produto/serviço certo, para o cliente certo, atendendo a demanda do mercado com a distribuição adequada, por um preço justo e no momento oportuno, verá seus esforços da comercialização reduzirem-se a quase zero, ou seja, suas vendas acontecerão de forma automática em função da demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada, promovendo assim a continuidade do seu negócio. Cliente satisfeito é cliente que volta além de fazer divulgação de sua marca ou produto gratuitamente no marketing boca a boca.
QUESTÃO 02 – Explique o fluxo ampliado do marketing, apresentado abaixo, descrevendo a importância de cada item. (Valor da questão: 1,0 pontos)
No estudo deste fluxo ampliado de marketing, chega-se a conclusão da importância de um composto mercadológico mais intenso e realmente voltado ao atendimento das necessidades do consumidor. Este novo ângulo de análise nos revela algumas peculiaridades e que bem utilizadas, pode deixar uma empresa em situação muito confortável frente aos seus concorrentes, principalmente que a sua utilização requer uma dose de empreendedorismo.
Necessidades e Desejos do Consumidor: Existe a partir de um grupo de clientes ou consumidores que estão habilitados a pagar pela satisfação dessas necessidades e desses desejos. É bom pensar que os mercados não nascem do nada ou da simples junção de consumidores conforme já definido, os mercados são formados a partir de uma visão empreendedora, calçada nos principais conceitos de marketing (“atender a necessidades e desejos”, Kotler - 1996). Cliente: A razão de ser da empresa, aquele a quem devemos satisfazer as suas NECESSIDADES E DESEJOS, proporcionar um momento de contato positivo, uma consonância cognitiva. Cliente não compra, quer ter um problema resolvido, por isso podemos afirmar não vendemos apenas produtos vendemos solução. A partir do Cliente a empresa necessita obrigatoriamente definir o seu público-alvo, quem realmente é o seu Cliente e dentro de qual mercado ele está inserido o seu perfil e as suas potencialidades. A grande batalha do marketing e um desafio sem igual é de transformar necessidades em desejos, e desejos em necessidades, pois desejos são grandes motivadores para a compra de bens de consumo diferenciados, necessidades são ações de satisfação de carências, nada de maiores complexidades, desejos são apenas do ser humano, é um grande privilégio podermos sentir uma profunda vontade de consumir determinada marca, e uma grande oportunidade de negócios atender a estes desejos, mas se desejos forem necessários, temos aí um case de sucesso.
Pesquisa Mercadológica: Para que a empresa saiba realmente o que o consumidor deseja e o que vai satisfazer as suas necessidades, é de importância prioritária que seja realizada uma pesquisa para identificação desses pontos. A pesquisa mercadológica é uma ferramenta tão importante para o marketing, que a partir dela pode-se saber qual o valor agregado que se pode determinar a um produto. A aquisição de um bem de consumo ou de um serviço se dará pelo valor percebido pelo Cliente em função do seu preço X valor agregado. Para o Cliente, o custo total de um produto é o conjunto entre o que ele espera o que ele pode pagar e o que ele efetivamente adquiriu. Enfim, a pesquisa é o grande balizador de todas as ações mercadológicas, sem ela, pouco se sabe, mas o seu excesso trás consigo dados de pouca valia, muita informação sem aplicação é apenas custo adicional.
Desenvolvimento de Produto: De posse dos dados da pesquisa, a empresa sabe agora o que realmente vai desenvolver como produto para a colocação no mercado e assim poder proporcionar a devida satisfação ao Cliente. No mundo inteiro, as pessoas estão constantemente tendo as mesmas ideias, mas o que difere um empreendedor de um idealista é a capacidade de colocar em prática essas ideias, não devemos ficar presos apenas em novos inventos, mas pense que os produtos já em comercialização necessitam ser retirados das prateleiras e colocados na mão do consumidor, então temos aí uma situação onde cada produto deve sempre ser tratado como um produto em lançamento, salvo as situações da obsolescência planejada ou produtos que já estejam em fase avançada de declínio em seu ciclo de vida.
Teste Piloto: Este é que determina quais as possíveis modificações e ajustes no produto a fim de promover no momento de contato uma consonância cognitiva no consumidor. Deve sempre que possível se organizar um “focus group” para realização do Teste Piloto. A confiabilidade da análise por este critério é muito maior, apesar de aparentemente ser mais onerosa para a empresa. Este é um ponto de utilização com critérios e cautela, a correta aplicação e realização do Teste Piloto garantem além do desenvolvimento de um produto mais adequado, a economia em lançamento de produtos que necessitem de ajustes. Desta forma,
...