Gestão de Marketing Análise Externa Análise Mediata
Por: FilipaIsabel • 5/12/2019 • Trabalho acadêmico • 840 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
Gestão de Marketing
Análise Externa- Análise Mediata
PESTAL:
Contexto político-legal:
Das políticas implementadas, as com maior destaque foram a descida do IVA da restauração de 23% para 13% (que entrou em vigor a partir do segundo semestre de 2016), que poderá ter um impacto positivo no canal HORECA, e a redução da sobretaxa de IRS implementada na legislação anterior, traduzindo-se num aumento imediato do poder de compra das famílias.
Importa assim destacar três pontos fundamentais incidentes em Portugal, que limitam e direcionam a atuação das empresas que produzem e comercializam café.
- Conjunto de normas relativas ao fabrico e comercialização do mesmo, bem como às regras referentes às características, acondicionamento e rotulagem destes produtos.
- Regulamentação referente aos principais canais de distribuição do mercado do café (HORECA e o retalho), cada um com uma regulamentação específica.
- Responsabilidade Social das empresas, adotar políticas de responsabilidade social significa em grande parte das vezes respeitar determinadas normas, sendo assim um fator impulsionador do negócio que facilita o cumprimento das obrigações político-legais da empresa.
Contexto económico:
Portugal em 2018 apresentou um crescimento do PIB (1,8%) que se deveu em parte ao crescimento da procura interna, uma diminuição da taxa de desemprego (6,2%), e a sua taxa de inflação continua das mais baixas na Zona Euro.
Tanto o PIB, como os juros e a taxa de inflação têm uma grande influência na atividade empresarial, dado que um aumento do primeiro e uma diminuição das restantes criam incentivos a maiores níveis de investimento e consumo privado
Quanto aos principais impactos económicos relacionados com o café, a alteração do IVA da restauração pode ser uma medida impulsionadora para este setor, com impacto tanto nos consumidores que terão um maior poder de compra e assim poderão aumento o consumo, como nas empresas que conseguirão aumentar as margens, eventualmente praticar preços mais competitivos, impulsionando assim o negócio.
O governo considera ainda que esta medida poderá criar também mais emprego no setor da restauração.
Contexto sociocultural:
Comparativamente à União Europeia, Portugal tem vindo a apresentar uma diminuição da população jovem e um aumento do índice de envelhecimento, fatores estes preocupantes para a sustentabilidade do país. Podemos justificar tais valores devido ao aumento da esperança média de vida e à diminuição da taxa de natalidade.
Relativamente a dados do contexto da vida ativa, o número de estudantes a candidatar se ao ensino superior ter vindo a aumentar e a taxa de desemprego tem vindo a diminuir (6,7%), apresentando assim uma taxa de população ativa na ordem dos 78,8%.
Um outro paradigma é o estilo de vida saudável, que tem vindo a conquistar um número cada vez maior de seguidores, obrigando o aparecimento de novos negócios ajustáveis às necessidades do consumidor.
A crise internacional levou também a alterações nos hábitos de consumo, nomeadamente ao aumento do consumo de café em casa face ao consumo no canal HORECA, que tipicamente era o canal de preferência dos consumidores Portugueses, tendência que se tem vindo a inverter.
Contexto Tecnológico:
Uma empresa que pretenda triunfar conquistando uma boa quota no mercado deve procurar inovar, seguindo sempre as tendências e as evoluções tecnológicas.
Assim em 2003 surgiu a COTEC, uma associação que visa promover a inovação empresarial em Portugal, desafiando as entidades públicas e não públicas do sistema nacional através do desenvolvimento de uma cultura e de uma prática de inovação.
Atualmente, em Portugal está em prática o programa governamental apelidado de “Plano Tecnológico”, que tem por base um conjunto de medidas que visam fazer do país, um dos com mais e melhor tecnologia.
No mercado do café, a tecnologia assumiu um papel relevante no mercado take-home com as máquinas de café em casa e o aumento de um leque de escolhas dado ao consumidor, é também de ressaltar as tecnologias usadas na produção de café, na embalagem e na comunicação dos produtos. Tornando-se assim a tecnologia indispensável à produção de um café de qualidade e à distribuição deste até cada estabelecimento ou até mesmo à casa de cada consumidor.
...