Gestão de produção e operações
Tese: Gestão de produção e operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielagondinha • 22/3/2014 • Tese • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 310 Visualizações
Introdução
A administração de Produção e Operações refere-se a direção e ao controle dos processos que transformam insumos em produtos e serviços.A administração de produção visa mais qualidade,rapidez,confiabilidade,flexibilidade e redução de custos.
Etapa 1-Administração da Produção e Operações
Nos tempos passados já existia a visão da industrialização e hoje vem se adaptando. Antigamente o homem transformava a pedra em ferramentas. Ao passar do tempo artesão foi substituído pela indústria. Em seguido começou a desenvolver novas tecnologias e modernidade para que atendesse seu cliente. Começou a industrialização de máquinas e empresas grandes, com foco de produzir mais e mais.
JUSTIN IN TIME
Justin in time é produzir bens e serviços no tempo certo e necessário. Possibilitando a diminuição no estoque e no tempo de entrega ao cliente, diminuindo seus gastos em produção evitando o máximo de desperdícios. Para que este processo aconteça dependemos muito de uma flexibilidade entre fornecedor e usuários, e só pode ser alcançados com o total envolvimento dos colaboradores e equipe.
Quando é implantado o Just in time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção.
ENGENHARIA SIMULTÂNEA
Engenharia simultânea também é conhecida como engenharia de valor, principal conceito é de reduzir seus custos e prevenir os custos desnecessários antes de iniciar os processos de fabricação.
A engenharia de valor visa reduzir custos, prazos e problemas na fabricação. O processo de engenharia simultânea é necessário que tenha uma equipe de projeto compostas, especialistas de compras, gerentes de produção e analistas financeiro.A engenharia simultânea é uma das ferramentas administrativas de produção que nos traz grandes resultados.
TECNOLOGIA DE GRUPO
A tecnologia de grupo é u conjunto de técnicas de manufatura na qual nos permite identificar e agrupar as peças, através das classificações estruturadas obtendo um aproveitamento de vantagens nos diversos processos.
Suas classificações são conhecidas como Famílias que os separam por tamanho,forma,roteiros de fabricação,todas com um código especificado com suas características.
CONSÓRCIO MODULAR
O consórcio modular surgiu na década de 90 na indústria automotiva, o consórcio modular é uma ampliação de conceito de condomínio industrial, onde o próprio fornecedor se localiza dentro da planta da montadora, ou seja, acabando se tornando uma parceria entre o fornecedor e a montadoras.
As vantagens de aplicação de o consórcio modular além de reduzir os custos e investimentos é a disponibilidade de assistência técnica.
CÉLULAS DE PRODUÇÃO
A célula de produção tem como uma forma de organização que busca integração para alcançar um objetivo, integração de colaboradores totalmente envolvidos direto e indireto. Visando melhoria de qualidade, redução de absenteísmo, se houver algum tipo de defeito pode ser destacado facilmente e corrigido.
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE
Principal conceito é que seu projeto final de um produto ou serviços atendam todas as necessidades de seus clientes. A técnica de desdobramento foi desenvolvida no Japão, a técnica visa captar o que o cliente preciso, deseja e como agir.
COMAKERSHIP
É o relacionamento do cliente com o fornecedor em alto nível de confiança, onde o fornecedor tem total acesso aos processos de fabricação do cliente. Dentro de uma organização existem três tipos de fornecedores, aqueles que visam mínima qualidade, que já são fornecedores e se habituam para atender em longo prazo e que participa de uma forma mais sistematizada.
SISTEMAS FLEXÍVEIS DE MANUFATURA
Os sistemas flexíveis de manufatura são conhecidos como FMS, juntam tecnologias em sistema único. É utilizada em organizações que utilizam robôs principalmente em cargas e descargas.São máquinas que tem a flexibilidade de combinar uma tecnologia para uma produção de diversos produtos em sequencia ou fora de sequencia.
MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR
Monitora e controla todo o processo de uma peça componente ou produto,através de um banco de dados comum e comunicado por meio de alguma forma de rede de computadores.Porém trazem comunicação entre as diferentes partes do sistema além de falhas e quebras.
BENCHMARKING
É nada menos do que comparar suas operações com as de outra empresas concorrentes. Significa mais do que comparar seus concorrentes e sim ganhar vantagens competitivas. Portanto o benchmarking tem como objetivo principal de ajudar organizações de que forma vai operar como manter suas ideias inovadoras e que possibilite a entenderem melhor de como servir melhor seus consumidores.
PRODUÇÃO CUSTOMIZADA
A produção customizada é um tipo de manufatura que procura satisfazer o consumidor final, conforme suas exigências. Fazem com que as organizações busquem novas tecnologias, produção mais eficazes, alta produtividade e qualidade, total flexibilidade, e que avancem cada vez mais em busca de satisfazer seus clientes.
Passo 2
Histórico
A Irmãos Ruivo Ltda (Biscoitos Zezé) é uma indústria de fabricação de biscoitos, refrescos e macarrões, instalada desde 1968 no município de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul-Brasil.
Localização: Rua Comendador Rafael Mazza,563 Bairro: Areal
História da Empresa
Com um armazém de secos e molhados nascia uma saborosa história.
O patriarca João Maria da Silva Arrojado Tavares Ruivo era imigrante português. Chegou ao Brasil com 18 anos, deixando para trás pais e irmãos, em busca de um futuro mais promissor, longe da Europa que entrava em guerra. Estabeleceu-se na cidade de Pelotas, onde abriu um armazém de secos e molhados. Mais tarde, casou-se com Diva Gonçalves Ruivo e, dessa união, nasceram seis filhos.
João Maria montou um pequeno negócio que marcou para sempre o futuro de seus filhos.
Cinco
...