Gestão do Conhecimento na Prática
Resenha: Gestão do Conhecimento na Prática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clesy • 16/6/2013 • Resenha • 357 Palavras (2 Páginas) • 432 Visualizações
Gestão do Conhecimento na Prática"
Segundo Knowledge Management :
A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. A agilidade e rapidez passam a ser característica das empresas que adotam o Knowledge Management.
Com a Gestão do Conhecimento temos a “venda” do projeto para todos os colaboradores; a importância do treinamento, a educação; todos participantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia; a premiação, como forma de reconhecimento; e a comunicação clara, atingindo todos os níveis afetados.
Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor.
Referência:
Artigo publicado na Revista HSM Management 42 janeiro-fevereiro 2004.
Segundo DAVENPORT e PRUSAK :
“O conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”. Os valores e as crenças integram o conhecimento pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações. NONAKA e TAKEUSHI (1997, p. 63) observam que “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso“.
Referência:
Conceito de Davenport e Prusak (1998-p.6)
CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Conceito de Wiig (1993): GC é fazer a organização agir de forma mais inteligente pela facilitação da criação, acumulação, desenvolvimento e uso de conhecimento de qualidade.
Conceito de Choo (1998): A GC deve conter três processos fundamentais:
• Criação de conhecimento
• Criação de significados
• Tomada de decisão
Conceitos de Firestone e McElroy (2004): Gestão do conhecimento é o conjunto de processos que busca a mudança dos padrões atuais de processamento de conhecimento da organização.
Conceitos de Nonaka e Takeuchi (1995):
• O foco é criação de conhecimento.
• O conhecimento individual é traduzido em conhecimento organizacional por meio do fluxo do conhecimento tácito para explícito.
• Essa tradução ocorre por meio de quatro modos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.
Conceito de Davenport e Prusak (1998): Gestão do conhecimento é a coleção de processos que objetivam governar a criação, disseminação e uso do conhecimento para atingir os objetivos organizacionais.
...