Glossário De Gestão Em Negócios
Tese: Glossário De Gestão Em Negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raymundo6 • 23/6/2014 • Tese • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 212 Visualizações
AMANDA GROBE RAYMUNDO
GESTÃO DE NEGÓCIOS
MARIANNA CORRÊA
GLOSSÁRIO
ITAJAÍ
JUNHO, 2014
Administração: É o processo de tomar e colocar em pratica decisões sobre objetivos e utilização de recursos. (Maximiano, 2002, p. 26)
Ambiente Externo: como o próprio nome identifica, são fatores externos distintos que mudam o comportamento do cliente em relação à organização, gerando indecisão.
Ambiente Interno: Conjunto de recursos que compõe a organização.
Análise SWOT ou FOFA: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Esta junção promove a análise de uma organização, seus projetos, produtos e ou planejamento bem como em longo prazo.
Atividade Fim: é a atividade que identifica a área de uma empresa, na qual são desenvolvidas processos de trabalho que constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada. Por exemplo: A atividade de um caixa de Banco comercial é uma atividade fim, bem como os analistas de crédito, e demais gerentes envolvidos no controle dos recursos financeiros e econômicos.
Atividade Meio: Aquela que não é especifica ao objetivo principal da empresa; trata-se de serviço necessário (terceiro), mas que não tem relação direta com a atividade principal da empresa. Dá suporte à atividade fim. Por exemplo: Nesta organização o faxineiro do banco desenvolve atividade meio, ou até mesmo as metas alcançadas pelos demais envolvidos no controle dos recursos financeiros.
Capacidade: Aptidão de uma organização, ou pessoa para realizar um processo que irá atender às exigências do cliente.
CEO – Chief Executiver Officer (Diretor Executivo, ou Diretor Geral): é o cargo mais alto da empresa. Pode ser chamado também de principal executivo.
Cliente: Organização ou pessoa que recebe o produto.
Competência (CHA): No universo organizacional, competência está relacionada às características das pessoas, compreendendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes resolutivas que tornam um indivíduo capaz de desempenhar suas tarefas.
Concorrência: É geralmente utilizado para referenciar o grau de competitividade entre empresas ou outras entidades que oferecem o mesmo serviço ou produto e que competem entre si pelos mesmos mercados.
Conhecimento: Inclui as técnicas e informações que o administrador domina e que são necessárias para o desempenho do cargo.
Conhecimento tácito: é aquele difícil de ser articulado na linguagem formal, pois está ligado à experiência de cada indivíduo e envolve valores, intuições e habilidades.
Demanda: É a procura por algo, a quantidade de bens ou serviço que o cliente deseja possuir. Equivale ao aumento ou queda de produção de uma empresa.
Depreciação: Significa a desvalorização periódica de um bem ou valor.
Divisão de Trabalho: distribuir as tarefas em questão para cada setor.
Eficácia: Termo na qual atividade planejada é realizada e os objetivos são alcançados.
Eficiência: Relação entre o resultado alcançado e os recursos usados, utilizando racionalmente os mesmos.
Empreendedor: Aquele que assumes os riscos na tomada de decisão, possui visão estratégica e inovação.
Empreendimento: Processo único que consiste em um conjunto de atividades coordenadas e controladas, realizados para atingir um objetivo em conformidade, incluindo as limitações dos recursos.
Empregabilidade: capacidade de se manter ocupado; “Aquele funcionário que as empresas querem”.
Estrutura Organizacional: A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comandos, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem. É o conjunto de elementos que suportam os processos de negócios. (fonte: CRUZ, Tadeu. O teatro organizacional: construindo e implantando processo de negócio, 2006).
Exigências: São tarefas que qualquer pessoa ocupante de qualquer cargo deve desempenhar, para cumprir determinadas obrigações.
Finanças: Conjunto de recursos e regras que concernem à atividade financeira da administração. Custo versus Benefícios.
Fornecedor: Empresa seja ela terceiros ou não a qual fornece o produto.
Franquia: Estratégia administrativa aonde o proprietário da marca cede ao franqueado o direito de uso da mesma, assim, o franqueador recebe participação nos lucros de suas franquias.
Gerente: Pessoa designada para desempenhar atividades em áreas específicas. Responsável por departamentos que alocam atividades fins.
Gestão: Termo utilizado para atividades que são de competência a coordenar, dirigir e controlar uma organização.
Gestor: Alguém responsável pela atividade de terceiros. (Ducker)
Um gestor através de suas habilidades deve compreender e dominar a atividade de sua área de competência e ter capacidade de compreender e lidar com situações complexas que envolvem a organização. Nesse grupo, ele deve direcionar aos objetivos estabelecidos, e trabalhar com eficácia.
Habilidades: Estudo de Robert L. Katz; desempenho do cargo através de técnicas (saber fazer), humano (trabalhar em equipe, relacionamento interpessoal) e conceitual (visão sistêmica).
Implementação: É aonde todo o planejamento é colocado em ação.
Inadimplência: Descumprimento de um acordo contratual. Pode ser relacionado à falta de pagamento.
Informação: São dados significativos utilizados nos processos de gestão. Resultado do processamento e organização de dados, que representa conhecimento.
Inovação: Processo de criação, concepção, desenvolvimento de novos produtos a partir de uma primeira ideia ou atividade. Está relacionado também a melhoramento, aperfeiçoamento.
Intangível:
...