História da propaganda
Por: caioortega • 18/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 519 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
As campanhas de bebidas alcoólicas, em especial de cerveja, nem sempre foram como são hoje em dia.
Antigamente, a cerveja era indicada como um produto com muitos benefícios à saúde. Mães em fase de amamentação, crianças, e pessoas durante o horário de trabalho eram instruídas a beber cerveja por diversos motivos.
Em um dos anúncios antigos da Malzbier, da Brahma, o incentivo era para beber o produto durante o trabalho, já que traria energia e deixaria o consumidor “ bem alimentado horas e horas...”.
[pic 2]Uma das primeiras peças veiculada pelo ESTADÃO de São Paulo foi uma cerveja importada da marca Holstia Bier em 1894.
[pic 3]
Além de resolver diversos problemas, como cansaço, falta de energia e anemia, as marcas de cerveja também pregavam ser capazes de estimular a produção de leite, já que possuía alto valor nutritivo e ainda relaxava a mãe.
[pic 4]
O uso da imagem de crianças bebendo cerveja, ou incentivando o consumo era bastante usado. A marca Antarctica apelava para o sabor agradável da bebida, que conquistava até mesmo as crianças.
Já a Rainier Beer, assim como a Malzbier, anunciava o poder medicinal do produto, alegando que traria “o brilho da saúde” para seus consumidores. Nenhum remédio poderia se igualar à bebida.
Os personagens que figuravam as campanhas eram pessoas comuns, com quem o público em geral se identificava. Donas de casa, crianças, trabalhadores e mães eram o público, ou seja, a campanha era feita para eles.[pic 5]
Atualmente, as campanhas de bebidas alcoólicas são bem diferentes.
A propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil foi regulada pela lei n. 9,294, de 1996. A principal restrição que apresenta é a redução do horário de propaganda na televisão e no rádio permitindo propagandas de álcool entre 21:00 e 6:00 horas. No entanto, as chamadas, propagandas de uns poucos segundos, são permitidas a qualquer horário
Nessa época houveram varias propagandas bem elaboradas e que fizeram muito sucesso como Zeca pagodinho com a Brahma, O baixinho da Kaiser com a Kaiser, Cantores Sertanejo com a Bavaria entre outras.
A regulamentação é bastante rígida, e qualquer erro do anunciante pode ser punido através de multas e retirada do ar.
Existem leis para assegurar que as propagandas sejam criadas com foco no público adulto, o uso de crianças e adolescentes é terminantemente proibido ao se tratar de bebidas alcoólicas.
No entanto, qualquer pessoa que já tenha assistido a alguma propaganda de álcool na televisão brasileira, verifica a agressiva utilização da sexualidade nas propagandas, especialmente no caso da cerveja. Esse tipo de associação das bebidas alcoólicas com o que temos de mais característico no nosso país normatiza o álcool. Um exemplo clássico e evidente dessa técnica ocorreu durante Copa Mundial de Futebol de 2002, com a criação de uma tartaruga de desenho animado associada a uma marca de cerveja que foi denominada a “torcedora símbolo da seleção brasileira” e recentemente a atriz Aline Riscado (Verão) “Símbolo do Verão Brasileiro”.
...