IMPORTÂNCIA DA MARKETING PESSOAL
Tese: IMPORTÂNCIA DA MARKETING PESSOAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maryana12 • 3/4/2014 • Tese • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 202 Visualizações
INSTITUIÇÃO: SENAC DE PORANGATU
CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS: MÓDULO I
COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
A IMPORTANCIA DO MARKETING PESSOAL
PORANGATU/ 2013
MARIANA CARINE PEREIRA DE AQUINO
A IMPORTANCIA DO MARKETING PESSOAL
JUNHO/2013
INTRODUÇÃO
Para começar nossa conversa...
Bom para entendermos o que significa “marketing pessoal” vi a necessidade de responder primeiro o que significa a palavra marketing e quanto reflete no mercado. Bem marketing pode ser definido como a economia e estudo das atividades comerciais que, partindo do co-nhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, procura dirigir a produção adap-tando-a ao melhor mercado; estudo de mercado; mercadologia.
Marketing, ao pé da letra significa fazer mercado. Mas a palavra tem sentido muito mais am-plo,“Fazer propaganda”.Fazer mercado é conquistar os clientes a fim de que eles troquem o seu bem ( dinheiro) pelo produto que você fabrica , transferindo-o para sua mão. Como nin-guém que esta no ramo dos negócios faz caridades, quanto, mais dinheiro entrar melhor. E o marketing trabalha para ajuda-lo a aumentar sua gama de clientes!
O marketing não trata de criação de marcas, as marcas boas se fazem sozinhas?
Não muito pelo contrario, o grande desafio do Marketing é criar marcas fortes que vão ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores e, por essa via, possam aspirar uma vida longa. Se assim acontece com os produtos e os serviços, da mesma forma acontece com pessoas .
Segundo o site guia do estudante marketing é o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mer-cado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empre-sas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lan-çamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising.
Marketing, portanto pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento , desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no merca-do consumidor. Existem varias outras definições para o assunto segundo Kotler “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e dese-jam por meio da criação e troca de produtos e valores.”
MARKETING PESSOAL
O marketing pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial para conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual em que vivemos.
O mundo dos negócios tem despertado para a importância de se criar e desenvolver uma mar-ca única, de tal forma que essa marca seja uma referencia no mercado e possa , com isso, ser a mais lembrada, a mais procurada a mais bem- remunerada e a mais desejada.
Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu marketing pessoal , pode chegar ao topo, ele-vando o seu nível de notoriedade e imagem e ser recompensado por isso.
Essa tarefa exige paciência , disciplina, perseverança, determinação e um conjunto de crenças e valores que irão nortear o seu comportamento de formar a fazer uso correto das habilidades inatas e das habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas.
Marketing Pessoal então é um conjunto de atitudes e comportamentos que conduzem a vida pessoal e profissional para o sucesso. Significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si próprio um produto ou serviço.
O Marketing Pessoal, como ferramenta de orientação profissional e pessoal, tem como con-ceito prático desenvolver a sensibilidade de uma pessoa para perceber e se integrar, essa inte-gração ocorre num certo momento, numa situação nas mudanças e transformações que surgem no meio organizacional e social, como forma de revalorização das suas habilidades e compe-tências.
Para conquistarmos nossos objetivos, é fundamental que antes conquistemos as pessoas e para isso é necessário o desenvolvimento de um “ bom marketing pessoal”. A aplicação de seus conceitos cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de bons relacionamentos pessoais e profissionais
Para exercitar construtivamente o seu “marketing” pessoal, é necessário ainda que você se torne apto a desenvolver uma personalidade forte embasada em uma fé inabalável em suas ideias, projetos e metas. Autoconfiança é o princípio básico necessário para causar impacto e boa impressão nas pessoas. Mesmo que surjam dúvidas e temores, não as deixe transparecer. Não se trata aqui de falsidade. Trata-se de um controle maior sobre as suas emoções, quando você estiver diante dos outros. E isso se faz aumentando,
...