INDÚSTRIA DE RAÇÕES PATENSE LTDA
Por: paulinhafer • 25/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.768 Palavras (8 Páginas) • 433 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV – PIM IV
INDÚSTRIA DE RAÇÕES PATENSE LTDA.
FERNANDO JOSÉ BRAZ MOREIRA
RA: 1517703
MARKETING
POLO: ARAGUARI
ARAGUARI
2015
RESUMO
O projeto de pesquisa baseado nas informações da empresa Patense® apresenta as características do processo produtivo realizado pela empresa. A Indústria de Rações Patense® LTDA., que possui sede em Patos de Minas MG, e filial em Itaúna MG, faz de sua marca uma referência nacional em reciclagem animal, em prol da nutrição animal. Seus produtos são reconhecidos e comercializados no âmbito nacional e internacional. No contexto de marketing, o estudo apresenta as características das relações interpessoais, o perfil de comunicação interna e o clima organizacional da empresa.
Palavras-chave: Patense, pesquisa, animal.
SUMÁRIO
Introdução...................................................................................................................4
1 A Empresa............................................................................................................... 5
2 Características Importantes...................................................................................5
2.1 Relações Interpessoais..........................................................................................5
2.2 Comunicação..........................................................................................................6
3 Pesquisa de Mercado..............................................................................................8
4 Conclusão................................................................................................................9
Referências...............................................................................................................11
INTRODUÇÃO
A comunicação tornou-se substancial para as relações humanas em suas formas de interação e troca de vivências. Relações interpessoais favoráveis e mútuas são o foco de uma boa comunicação, onde se levam em conta interesses pessoais e coletivos. Os avanços tecnológicos dos meios de comunicação contribuíram para a velocidade e eficiência das informações transmitidas pelos usuários.
Em uma organização, a comunicação torna-se componente fundamental para sua consolidação em um mercado tão acirrado (CALDAS, 2010).
Bons relacionamentos em um ambiente laboral melhoram a produtividade do colaborador, fator este que pode ser considerado um diferencial competitivo. A conectividade entre a empresa e seu público-alvo representa o sucesso do marketing, que tem o cliente como ponto inicial de seus exercícios de comunicação.
O estudo foi realizado para praticar o que foi proposto, a fim de caracterizar uma organização quanto sua comunicação interna e externa, seus pontos fortes e falhos, e propor melhorias.
1 A EMPRESA
A Indústria de Rações Patense ® LTDA., com sede em Itaúna MG, tem como principal atividade a reciclagem animal, que consiste na transformação do subproduto de animais como bovinos, suínos e aves, em matéria-prima para a nutrição animal. Sua linha de produtos finais é composta por:
- Farinha de carne, sangue e ossos: utilizada na avicultura, suinocultura e pet foods (nutrição de animais domésticos);
- Gordura (sebo animal): Utilizada nos ramos de saboaria, cosméticos e rações. O sebo animal bovino é utilizado na produção de Biodiesel.
Fundada há 45 anos, por Antônio Gonçalves, a Patense ® instalou sua filial em Itaúna desde 2002. A empresa é considerada de médio porte e possui 321 colaboradores. A administração da empresa é composta pelos 5 filhos do fundador, caracterizando-a uma empresa familiar. Os componentes da gestão, em sua maioria, são parentes e amigos próximos, o que reforça a característica de um bom relacionamento no âmbito de trabalho.
[pic 1]
Figura: Logomarca da empresa
Fonte: Patense ®
2 CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES
2.1 Relações Interpessoais
Ao visitar a empresa em questão, o acesso às informações pertinentes ao estudo foram facilitadas por dois funcionários que se dispuseram a ajudar. Ao conversar com o Sr. Carlos Silva, gestor de suprimentos, a respeito das relações interpessoais da empresa, ele respondeu pontos importantes. Há, 20 anos na empresa, ele diz que houve um crescimento elevado de sua estrutura e negócios e que se tornou mais complicado os relacionamentos interpessoais.
Quando questionado sobre as formas de motivação ao colaborador, disse que o mais atraente das motivações é a remuneração, que afirma ser significativamente melhor perante o mercado atual. Há também disponibilizado para os colaboradores um vale alimentação no valor de R$ 50,00 e, aos finais do ano, geralmente a empresa presenteia seus colaboradores com brindes de natal e confraternização de funcionários. Pode-se então fazer relação, por exemplo, à Teoria das Expectativas, que em um de seus pontos diz que o esforço desempenhado por uma pessoa depende do quão atraente é seu prêmio final. Outra teoria importante a ser considerada é a Teoria das Necessidades, proposta por Abraham Maslow (1908-1970), que propõe um triângulo dividido em três hierarquias e, ao alcançar o topo da pirâmide, conquista-se a autorrealização.
Ao continuar auxiliando na pesquisa, o gestor afirma ser uma empresa democrática, pois os gestores possuem característica importante de sempre estar ligado ao seu subordinado quanto às questões da empresa. A respeito de feedbacks, ele afirma ser falho no quesito resultados, pois não há demonstrativo de números aos funcionários.
A funcionária Maria Ferreira, do Departamento Pessoal da empresa diz não ser costumeiro indagações acerca de clima organizacional. Maria levanta a questão de comunicação complicada entre a diretoria e os funcionários, pois muitos dos funcionários passam primeiro ao seu setor para expor suas reclamações ao invés de contato direto com o responsável.
...