INSTRUMENTO PARA APURAÇÃO E ANÁLISE DO RETORNO DO INVESTIMENTO REALIZADO POR UMA EMPRESA
Monografias: INSTRUMENTO PARA APURAÇÃO E ANÁLISE DO RETORNO DO INVESTIMENTO REALIZADO POR UMA EMPRESA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meufero1 • 24/2/2015 • 670 Palavras (3 Páginas) • 436 Visualizações
PORTIFÓLIO:
ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISE DE INVESTIMENTO IV
A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (FCD) COMO INSTRUMENTO PARA APURAÇÃO E ANÁLISE DO RETORNO DO INVESTIMENTO REALIZADO POR UMA EMPRESA
O Fluxo de Caixa Descontado é um método para avaliar a riqueza econômica de uma empresa dimensionada pelos benefícios de caixa a serem agregados no futuro e descontados por uma taxa de atratividade que reflete o custo de oportunidade dos provedores de capital. O modelo de FCD determina o valor futuro estimado para os fluxos de caixa descontando-os do custo de capital apropriado.
A idéia subjacente a esta abordagem de fluxos de caixa futuros estimados é a consideração de que o valor do dinheiro hoje é mais valioso do que o valor estimado no futuro, na medida em que uma estimativa pode não se concretizar e por isso têm um maior risco do que o dinheiro que no "bolso".
A avaliação de uma empresa não pode ser feita segundo princípios de uma ciência exata. O peso que os técnicos em avaliação atribuem aos diversos fatores envolvidos no processo de avaliação não é uniforme. Isto se deve a um problema de julgamento pessoal de cada avaliador que é influenciado pela experiência que este especialista acumula, bem como pelos motivos e objetivos da avaliação para o comprador ou vendedor.
A valoração de uma empresa é complexa por envolver em seu corpo um conjunto de bens heterogêneos e destinados a produzir riqueza, dentro das mais diversas conjunturas econômicas e sociais.
Dentre as concepções de valor da empresa, destacam-se as seguintes:
- Valor Patrimonial: o valor da empresa é determinado pelo somatório dos bens que constituem o patrimônio da empresa.
- Valor Econômico: o valor da empresa decorre do potencial de resultados futuros.
Ambas as abordagens apresentam fatores embutidos dentro de suas formulações teóricas. Alguns bens que compõem o patrimônio da empresa são de difícil mensuração, principalmente quando considerados isoladamente. É o caso dos bens intangíveis como marcas, patentes, ponto comercial, reputação, organização, etc. Por outro lado, a avaliação econômica dos benefícios futuros que a empresa pode gerar depende de um grande número de fatores que ainda apresentam dificuldades quanto à sua quantificação (risco do negócio, risco financeiro, taxa de capitalização, crescimento da empresa, etc.).
O objetivo principal deste modelo é determinar o valor máximo que um potencial comprador poderá pagar pela empresa.
São as seguintes premissas básicas do modelo apresentado:
- a avaliação independe do modo como será feita a aquisição da empresa, bem como a forma de pagamento (financiamento) a ser realizado pelo comprador;
- a estrutura de capital da empresa não influencia no cálculo do valor máximo a ser pago;
Aplicam-se os seguintes passos para a análise do investimento:
- determinar
...