TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITAUTEC

Projeto de pesquisa: ITAUTEC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.054 Palavras (17 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Para produzir um bem ou serviço, necessitamos construir um processo, isto é, um conjunto de elementos que possam guiar-nos com certeza entre o inicio do trabalho e seu final , de forma a começarmos e terminarmos sem desvios o que temos que fazer , alcançando nossa meta ou objetivo.

Desde as primeiras iniciativas formais para a organização de agrupamentos empresariais, os pensadores imaginaram formas de administração hierárquicas, de acordo com o funcionamento natural das sociedades organizadas. Essas estruturas organizacionais são representadas pelos famosos organogramas. Na Gestão de Processos é feito um mapeamento de todas as atividades da organização, para conhecer seus processos, e após, modelar e otimizar os mesmos. Por uma questão de sobrevivência e foco no negócio, conhecer seus processos é uma necessidade de toda e qualquer organização de qualquer segmento e porte.

Genericamente, um processo organizacional é um conjunto de três ações:

Introduzir – a ação de introduzir fornece ao processo o que chamamos de Insumo

Processar- a ação de processar fornece ao processo o que chamamos de Resultado

Enviar- a ação de enviar fornece ao cliente o que chamamos de Produto

Também podendo ser exemplificado da seguinte

forma:

Processo Organizacional é o conjunto de atividades que tem por objetivo transformar insumos (entradas) adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens ou serviços (saídas) que serão entregues e devem atender aos clientes.

Processos Organizacionais são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia. Esses processos podem ser vistos sob diferentes enfoques.

Os processos organizacionais podem ser classificados de várias maneiras, por

exemplo, por família, categoria, classe, hierarquia e outros (BARBARA et al., 2006). No que se refere à gestão de pessoas, algumas contribuições facilitam entender e trabalhar a questão das interfaces humanas sob a forma de processos.

Dutra (2004) apresenta a seguinte classificação:

a) movimentação, b) desenvolvimento e c) valorização. Para esse autor, o

processo, na categoria de movimentação, tem como finalidade apoiar toda ação de

movimentação de pessoas na organização, envolvendo as seguintes práticas (subprocessos): captação, internalização, transferências, promoções, expatriação e recolocação.

Na categoria desenvolvimento, estão os seguintes subprocessos: capacitação, carreiras e desempenho. Por último, a categoria valorização, composta por: remuneração, premiação, serviços e facilidades.

A principal vantagem competitiva das empresas baseia-se no capital humano, ou ainda, no conhecimento tácito que seus funcionários possuem. Esse é difícil de ser imitado, copiado e modificado. É ao mesmo tempo individual e coletivo; leva tempo para ser construído e, de certa

maneira, é invisível, pois reside na cabeça das pessoas. Dessa forma, intrinsecamente ligada á capacidade das empresas de utilizarem e combinarem várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem permanentemente em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado. A velocidade das transformações e a complexidade crescente dos desafios não permitem mais concentrar esse esforço em alguns poucos indivíduos ou áreas das organizações

A necessidade da visão sistêmica nas organizações, impulsionou naturalmente à entender a empresa como um conjunto de processos inter-relacionados e inter-dependentes, levando a administração à desvincular o foco que detinha no trabalho, departamento ou funções para o foco no gerenciamento dos processos de trabalho.

Tipos de Processos:

Primários: Os processos primários são todos os que estão diretamente ligados a produção do produto que a organização tem por objetivo disponibilizar para seus clientes. Esta conceituação vale para todos os processos primários, em qualquer tipo de organização , seja pública, privada, ONG, igreja, militar.

Secundários: Os processos secundários, também chamados de processos de suporte, são todos o que, como o próprio nome diz , suportam tanto os processos primários quanto os secundários, dando-lhes apoio para que possam existir.

Processos gerenciais: são aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Neste tipo de

processos, incluem as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negócio (GONÇALVES, 2000).

Segundo Davenport (1994) os processos de gerenciamento envolvem planejamento, fixação de metas, monitoramento, tomada de decisões e comunicação com relação aos processos ativos operacionais-chave de uma empresa. Tais atividades não são, em muitos casos, desempenhadas a serviço de clientes específicos.

Ligados ao cliente ou de negócios

Organizacionais ou de integração

Gerenciais

• São ligados à essência

do funcionamento da

organização

• São suportados por outros

processos internos

• Resultam no produto ou

serviço que é recebido pelo cliente

• São centrados na organização

• Viabilizam o funcionamento

coordenado dos vários subsistemas

da organização

• Garantem o suporte adequado aos

processos de negócio

•São centrados nos gerentes e nas suas

relações

• Incluem ações de medição e ajuste do

desenvolvimento da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com