Implantação De Armazém Fitossanitário
Projeto de pesquisa: Implantação De Armazém Fitossanitário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marihleon • 12/9/2014 • Projeto de pesquisa • 6.052 Palavras (25 Páginas) • 275 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
1.1 Descrição do Caso: a Empresa
O agronegócio brasileiro passou por grandes modificações nos últimos anos. Acabou-se o tempo dos recursos ilimitados e incentivos governamentais a fundo perdido para o desenvolvimento de novas fronteiras agrícolas.
Os recursos existem, mas escassos e com custos financeiros, que exigem dos produtores e empreendedores do agronegócio uma postura profissional no desenvolvimento de novos projetos, sejam de custeio ou investimento.
A empresa surgiu de uma realidade muito comum na região Sudeste mato-grossense. Nos últimos anos o cultivo da soja, milho e sorgo, têm-se aprimorado aumentando significativamente a produtividade.
Esse fato se alia a outros fatores como enfraquecimento da pecuária, que nos últimos anos cedeu milhares de hectares para o cultivo desses grãos, gerando o aumentando a demanda pelos serviços de limpeza, secagem e armazenagem de grãos, insumos agrícolas,
A soma destes fatores levou nos últimos anos a Cooperativa a um crescimento vertiginoso e na busca de tornar-se a cada dia mais eficiente, busca mostrar neste plano de negócio uma alternativa de crescimento e consolidação de sua marca e posicionamento de mercado, pois pode através dele melhorar o ciclo de cultivo do plantio a colheita gerando valor e aproveitando todas as oportunidades oferecidas por este mercado extremamente competitivo e de margens cada vez menores.
1.1.1 Visão Empresarial
A Cooperativa X, por possuir diretores com uma visão empreendedora aplicada ao mundo da estratégia e meio ambiente, estabeleceu como visão empresarial ser uma empresa referência em armazenagem de produtos fitossanitários na região, identificada pelo mercado como uma empresa diferenciada, inovadora e com profissionais qualificados e armazéns de excelente qualidade.
1.1.2 Missão Empresarial
A cooperativa tem a missão de proporcionar maior rentabilidade aos cooperados através de serviços de qualidade no agronegócio, gerenciando informações e conhecimento com responsabilidade socioambiental. oferecendo-os juntamente com os melhores serviços e criar vínculos fidedignos com seus clientes.
1.1.3 Valores Empresariais
Como valores empresariais, a Cooperativa X adota:
• Ética: possuir uma conduta moral, humana e profissional que contribua para o bem-estar de todos;
• Foco no Cliente: tratar o cliente como único e especial;
• Comprometimento: encarar o trabalho como forma de subsistência aliado ao crescimento pessoal;
• Trabalho em Equipe: focar em ações que contribuam para a sinergia no trabalho; e, por fim
• Responsabilidade Social e Ambiental: criação de novas oportunidades de trabalho que contribuam para o desenvolvimento das comunidades.
1.2 A Equipe e Sua Organização
A Cooperativa possui um Diretor Executivo que coordena as operações administrativas e diretivas da cooperativa, este possui capacitação profissional adequada ao cargo.
Na área Comercial, um profissional com formação na área de Agronomia, que realiza as comercializações de venda das prestações de serviços armazenagem e logística, este reporta diretamente ao Diretor Executivo.
Na unidade de negócio de armazenagem há um Coordenador Administrativo e Operacional, os quais coordenam as pessoas e os processos necessários para a realização do negócio.
Estes são responsáveis por acompanhar os resultados auferidos por esta unidade de negócio, bem como verificar a viabilidade do mesmo.
O papel deste gestor será de suma importância, pois ele poderá auxiliar a redução e ineficiência na produção das atividades de trabalho do Armazém, os conflitos interpessoais, a rotatividade de cargos e manutenção de um bom clima organizacional.
O ambiente de trabalho é harmonioso, os colaboradores conseguem desenvolver um bom trabalho em equipe e a diversidade na formação contribui para uma visão diferenciada por cada membro da equipe, para cada situação vivenciada na empresa.
1.2 Organograma
figura 1- Organograma da Cooperativa X
1.3 Objetivos
Demonstrar a viabilidade ou não, de implantar um armazém de defensivos para uso coletivo dos cooperados, mediante a prestação de serviços da cooperativa. Para tanto será necessário levantar dados junto aos departamentos responsáveis, com apoio da diretoria, a fim de responder as seguintes questões:
• Qual o gasto mensal para armazenar defensivos agrícola?
• Quais são os principais serviços a serem prestados?
• Quais os valores a serem cobrados pelo serviço?
• Qual é a estrutura física e de recursos humanos necessários para a criação desse serviço?
• Qual seria o investimento?
• Qual o tempo de retorno do investimento?
• Qual é a estimativa do volume da área física necessária para implantação?
• É viável a criação de um serviço de armazenagem e segurança defensivos agrícola em Primavera do Leste?
(Cooperativa X situada na região Centro Oeste, 2013).
1.3.1 Dados do projeto
Os armazéns, como será descrito a seguir, foram implantados aos poucos. Inicialmente na construção e quantidade de mão-de-obra e por fim nas aplicações financeiras e todas as questões comerciais e de mercado através das informações de consumo, demanda e espaços.
A partir da elaboração desse projeto ,
...