Importância de usar um plano de marketing
Pesquisas Acadêmicas: Importância de usar um plano de marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiffan • 31/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.974 Palavras (8 Páginas) • 457 Visualizações
Em um mercado cada vez mais competitivo, a realização de um Plano de Marketing é um passo essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Embora seja um tema comum no mundo empresarial, muitas empresas nunca fizeram um Plano de Marketing. Algumas sobrevivem, muitas resistem bravamente e aprendem forçadamente. Mas outras tantas não resistem. Quando se fala em Marketing, muitas ideias podem surgir. Algumas pessoas se assustam pois acreditam que marketing é um privilégio, ou uma necessidade apenas de grandes empresas. Outras têm uma visão muito simplista e acreditam que fazer marketing se resume a distribuir panfletos ou, atualmente, ter um website e enviar mensagens constates para um mailing list. Esta forma limitada de ver o Marketing pode gerar muito desperdício de recursos, pois é grande o risco de investir em mercados inadequados, serviços desnecessários e ações promocionais ineficientes. Ao longo do tempo, isso pode culminar no fracasso de um empreendimento e transformar o sonho de uma vida em pesadelo. O Plano de Marketing não necessariamente é a garantia para o sucesso de uma empresa, mas ele diminui muito as chances de errar. Facilita a compreensão e implementação de ações adequadas ao mercado de atuação, captação de clientes, aumento de vendas e de lucratividade do seu negócio. Além disso, o Plano permite analisar o mercado, e identificar tendências para se adaptar às constantes mudanças.
- See more at: http://www.sebraemais.com.br/noticias-midia/a-importancia-do-plano-de-marketing#sthash.APMB3Qx5.dpuf
http://www.sebraemais.com.br/noticias-midia/a-importancia-do-plano-de-marketing
Estamos inseridos em um mundo globalizado onde as mudanças, as evoluções e as variações do mercado acontecem de uma forma que nem se quer percebemos. Uma organização para sobreviver e ter sucesso nesta época turbulenta é necessário desenvolver um Plano de Marketing bem elaborado e definido para se obter vantagem competitiva frente ao mercado concorrente.
Mas afinal, o que é um Plano de Marketing?
Plano de Marketing nada mais é do que uma ferramenta estratégica gerencial utilizada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona ao Empreendedor, estimulando o mesmo a estabelecer metas, objetivos, e buscar incessantemente conhecer as necessidades e desejos dos seus clientes/consumidores e consequentemente levar a organização ao progresso. Um plano de Marketing bem estruturado proporciona ao departamento de marketing uma visão sistêmica sobre onde os seus esforços devem estar concentrados, observar e tirar o melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes.
Segundo Philip Kotler (considerado o papa do Marketing), a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente (KOTLER, 2002).
Independente do tamanho ou do tipo do empreendimento a periodicidade recomendada para a reformulação de um Plano de Marketing é anual, e as variáveis a serem consideradas são baseadas nos 4P’s do marketing definidos pelo Prof. Jerome McCarthy, no início dos anos 60, largamente difundida e utilizada. Os 4Ps não foram propostos por Philip Kotler, como muitos pensam.
O que são os 4P’s do Marketing?
• Produto – Considero o “P” mais importante. Pois a definição do produto, ou serviço, a ser oferecido pela empresa é o ponto de partida para o sucesso. A alma de qualquer empreendimento é o que ela tem para oferecer ao cliente, o cliente compra sonho, qualidade, digo isso porque acredito que se o produto que você oferece atender as necessidades/desejos do cliente dificilmente ele migrará para a concorrência. Ex. Desconheço produto que bate a Coca-Cola em termos de refrigerantes, e o cliente da Coca geralmente é um cliente fiel. O administrador deve prestar atenção no mercado e nunca ignorar suas variáveis.
• Preço – É a definição do valor que você irá cobrar pelo seu produto ou serviço. A definição do preço deve ir ao encontro da realidade do seu consumidor em potencial e do produto/serviço que você irá oferecer.
• Ponto – Particularmente é o segundo “P” mais importante. Pois preços todos podem abaixar, e em promoção todos podem investir. Para manter clientes fiéis, você precisa de tudo isso, mas é o bom ponto de venda que servirá para fazer a diferença. O cliente que se sente bem em seu espaço físico, retorna sempre, e indica sua loja aos amigos.
• Promoção - Este é um sinônimo de divulgação do produto. É indispensável para garantir que o consumidor veja o que você oferece como primeira alternativa quando pensar em adquirir algo na categoria.
Para elaborar um Plano de Marketing bem estruturado é preciso partir dos 4P’s e obedecer alguns critérios que farão com que o mesmo torne-se bem sucedido. As etapas de um Plano de Marketing são as seguintes:
Análise da Situação - O primeiro passo nesta etapa é a definição da estrutura de negócios da organização. A idéia aqui é representar o estado atual da organização, relacionando os processos internos e externos de negócio, a visão da organização, etc. Nesta fase é promovida a formalização da visão, a definição dos objetivos estratégicos, composto pelo conjunto dos processos gerenciais, operacionais e de suporte que serão envolvidos na mudança.
Definir o Público-Alvo - A definição do público-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja atingir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. É preciso determinar que segmentos ofereçam as melhores oportunidades para o seu negócio.
Oportunidades e Ameaças do Mercado – Após analisar a situação atual e definir o público-alvo, precisamos conhecer as oportunidades e ameaças que o mercado proporciona, pois administrar um negócio significa conhecer os ambientes interno e externo da organização, para que no Plano de Marketing constem as melhores alternativas para superar os desafios do mercado.
Análise da Concorrência – A análise da concorrência é uma questão fundamental para a formulação
...