TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incubadora De Empresas

Monografias: Incubadora De Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

HISTORIA

Começou nos EUA em 1959 o conceito formal de incubação de empresas, quando Joseph Mancuso abriu a Batalha Industrial Center, em um armazém na cidade de Batavia, Nova Iorque. Á medida que o processo de incubação se expandiu nos EUA na década de 1980, ele se espalhou pelo Reino Unido e Europa de maneiras diferentes: centros de inovação, pólos de pesquisa, parques tecnológicos etc.

Estima-se que há cerca de 7.000 incubadoras mo mundo todo segundo a National Business Incubation Association. O número de incubadoras na América do Norte de 1980 para 2006 subiu de 12 para 1.400; no Reino Unido foi de 25 em 1997 para 270 até 2005; na Europa Ocidental em 2002 um estudo identificou cerca de 900 ambientes de incubação.

Essa atividade não se limita a países desenvolvidos. Esses ambientes vêm sendo implementados cada vez mais em países em desenvolvimento, aumentando o interesse por suporte financeiro de grandes organizações globais como UNIDO e Banco Mundial.

As incubadoras vêm tomando novas formas desde 2001. Incubadoras Virtuais de Empresas estão levando recursos de grandes centros de atividades como o Vale do Silício para lugares remotos ao redor do mundo.

No Brasil, as primeiras incubadoras surgiram a partir da década de 1980, com a iniciativa do então presidente do CNPq, Professor Lynaldo Cavalcanti. Cinco fundações tecnológicas foram criadas: em Campina Grande (PB), Manaus (AM), São Carlos (SP), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

A primeira incubadora de empresas no Brasil, a mais antiga da América Latina, com quatro empresas instaladas, começou a funcionar após a implantação da ParqTec – Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos, em dezembro de 1984.

Essas incubadoras só se consolidaram como meio de incentivo para atividades e produção tecnológica com a realização do Seminário Internacional de Parques Tecnológicos, em 1987, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, surgia a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (ANPROTEC), que começou a representar as incubadoras de empresas e qualquer empreendimento que utilizasse o processo de incubação para gerar inovação no Brasil.

Existem no Brasil cerca de 400 incubadoras de empresas e 50 projetos de parques tecnológicos, sendo que 10 deles já estão em operação, segundo uma pesquisa de 2007.

EXEMPLO

Quem tem uma empresa digital e está interessado em captar investimento e conhecimento para seu negócio pode concorrer a uma vaga de startups na aceleradora 21212. Funciona da seguinte forma: é só acessar o site da 21212 e fazer a inscrição da sua empresa, preenchendo um formulário.

Entretanto, leia com atenção se o seu negócio se encaixa nos pré-requisitos. O ideal é que ele já esteja em funcionamento e, de preferência, já possua algum faturamento (entretanto, é possível participar com um projeto inovador que já tenha força no mercado ou implementar no Brasil um modelo de negócios já existente em outros países).

As dez empresas selecionadas compartilham um percentual do seu patrimônio com a instituição aceleradora, que passa a ser co-fundadora do projeto. O aporte é de, em média, 200 mil reais, investidos para aprimorar o modelo de negócios e captar clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com