Integração de funcionários
Tese: Integração de funcionários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriFioramonte12 • 17/10/2013 • Tese • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
1. Preparando um treinamento de integração de funcionários
Para contratar um novo funiconário a empresa precisa estar preocupada com a capacitação e qualificação para que ele possa desempenhar da melhor maneira possível suas atribuições. O novo colaborador precisa conhecer a estrutura da empresa, as pessoas que compõe e seu local de trabalho, além disso o mais importante, ele precisa obter um bom treinamento onde seja possível integrá-lo de modo eficiente. Um bom treinamento torna o profissional apto a realização de suas tarefas.
Para que isso ocorra de uma maneira correta é preciso do auxílio de um coordenador ou do superior imediato. Quando entramos numa empresa ficamos com diversas dúvidas e até com receio para perguntas, pois não queremos parecer inexperintes. O profissional de recursos humanos precisa deixar o colaborador a vontade e indicar alguém com experiência que possa dar suporte sempre que ele precisar. Sendo que esse suporte tem que estar acompanhado de uma avaliação. A empresa precisa avaliar o desempenho, interesse, responsabilidadee envolvimento do colaborador com os projetos.
Faça um treinamento que seja condizente com as necessidades da organização. Proponha novos desafios e acompanhe todos os resultados. Um bom treinador também prossupõe um bom treinador. Geralmente nos espelhamos nas pessoas que nos orientam em nos dão suporte. Portanto certifique-se que o treinador seja atencioso, desempenha as funções de um líder e saber transmitir bem os conhecimentos e exercicíos necessários.
Não esqueça de que o principal fator que determinará o sucesso do treinamento e o desempenho do novo funiconário está na coerência entre os valores e as ações da empresa.
Apresente ao novo colaborador os seus colegas de trabalho e a empresa;
• Explique quais são as suas funções e quais as funções de líderes e colegas.
• Apresente a missão, visão e os valores da empresa.
• Mostre qual é a hierarquia e a conduta que deve ser adotado na empresa.
• Crie um ambiente receptivo e acolhedor.
• Crie canais de comunicação direto entre os gestores e os colaboradores.
2. Plano de ação para o treinamento de novos colaboradores
Para obter um bom treinamento o mais importante é fazer um plano de ação. Este será o roteiro no qual consta o planejamento de todas as atividades que são necessárias para atingir determinado objetivo. Por meio deste plano de ação o setor de RH e o líder devem guiar o novo colaborador, para que o mesmo seja treinado de uma forma eficaz.
É importante lembrar que para cada setor da empresa. Se tenha um plano de ação próprio, pois este documento será produzidocom base na realidade diária do departamento, tendo em mente que isto é fundamental para preparar um profissional em base com suas vivências. Desta forma, será possivel aliar teoria a prática. Um treinamento para integrar um profissional na empresa pode durar algumas horas, dias ou várias semanas. Tudo vai depender do nível de complexidade do cargo, bem como das exigências técnias, p´raticas e intelectuais exigidas para a função.
Crie um treinamento que se adapte as reais necessidades da empresa. Um bom treinamento deve conter:
• Apresentação da história e da filosofia da empresa.
• Aulas teóricas sobre o cargo ou função a ser desenvolvida.
• Aulas práticas para o aperfeiçoamento de habilidades.
• Desenvolvimento de competências desejadas pela empresa, como liderança, dinamismo, iniciativa, desenvoltura, trabalho em equipe, criatividade e etc.
Estratégia de Recrutamento e Seleção
Recrutamento Interno
O mercado de recursos humanos apresenta fontes de captação de recursos que devem ser analisados pelos recrutadores, escolhendo a que lhe trará resultados mais viáveis.
O recrutamento interno compreende utilizar os recursos disponíveis na própria empresa. Após a divulgação da vaga, são efetuados testes com os funcionários para que possam ser avaliados técnico ou psicologicamente, afim de preencher uma vaga por intermedio dos empregados existentes na empresa.
O preenchimento da vaga é visto como uma valorização dos recursos internos, através da transferencia de pessoal, programas de desenvolvimento e plano de carreiras.
Vantagens do recrutamento interno:
• Motivação e valorização dos empregados
• Oportunidade de promoção (o reconhecimento)
O recrutamento interno como processo justo e claro a todos os funcionários estimula o desempenho, a capaitação e a excelência do funcionário motivado.
Melhor desempenho e potencial de conhecimento
Essa situação gera maior interesse por parte dos empregados, os quais aspiram ser treinados com maior intensidade objetivando aproveitar as vagas disponíveis.
O candidato já foi avaliado e é conhecido não necessita na maioria das vezes de período experimental, há menos chances de equívoco no recrutamento.
Há maior probalidade que o funcionário escolhido desempenhe com sucesso seu novo cargo.
A admissão do candidato externo com melhor aproveitamento não abona que seu desempenho seja bom, devido a sua
...