Inter
Artigo: Inter. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joyce • 29/10/2012 • 2.903 Palavras (12 Páginas) • 1.208 Visualizações
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A importância do planejamento estratégico:
Como realiza-lo na empresa JAAD
Ana Paula da Silva
Joyce Moraes Alvim
Leandro Junio Ramos
Denis Morais
Rafael César Lopes da Silva Freitas
Warley Macário da Silva
Contagem
Novembro de 2012
Ana Paula da Silva
Joyce Moraes Alvim
Leandro Junio Ramos
Denis Morais
Rafael César Lopes da Silva Freitas
Warley Macário da Silva
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
COMO REALIZA-LO NA EMPRESA JAAD
Trabalho Interdisciplinar apresentado como exigência parcial para conclusão do 5º período do Curso de Administração da UNIPAC Contagem.
Professor (a) orientador (a): Adriana Ferreira
Contagem
Novembro de 2012
2° Semestre 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1Justificativa
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. Missão, Visão e Valores
2.2 Análise de Swot
2.3 Comunicação Empresarial
2.4 Interdisciplinaridade
2.5 Metodologia
2.5 Responsabilidade Social
3 ESTUDO DE CASO
3.1Histórico --------------------------------------------------------------------------------------
3.2 Estratégias Organizacionais
3.3 Políticas de responsabilidade social
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Referências
Anexos
1. INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Missão, Visão e Valor
O objetivo da missão e responder algumas perguntas básicas como:
Quem somos?
O que fazemos?
Para que fazemos?
Para a sobrevivência das pequenas empresas, é fundamental que estas implementem ações de melhorias, iniciando-se com a missão, visão e valor. As demandas mudam constantemente forçando as empresas adequarem os seus produtos ou serviços às exigências dos clientes.
Somente com um planejamento estratégico definido pode estruturar e nortear para consolidação das novas organizações. Todas as organizações têm uma missão a cumprir como afirma Chiavenato (2004 p.62), “Missão significa uma incumbência que ser recebe. A missão representa a razão da existência de uma organização. Significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deve servir”.
Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresas. Apud. Andrade ( 2010) pág. 57 - Phillip Kotler
Somente com uma visão bem focada e difundida entre os colaboradores da empresa, é possível analisar a situação da organização em períodos de tempo. É importante traçar objetivos e metas, se a empresa deseja ser referência em seu ramo de negócios. A visão é a identidade quanto aos propósitos do futuro da organização, que serve para orientar os membros da corporação quanto as suas prioridades.
A visão estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para o futuro, a fim de orientar o comportamento dos seus membros quanto ao destino que a organização deseja construir e realizar.
Chiavenato ( 2004) pág. 67
As empresas devem ter na sua estrutura os valores éticos, com uma postura independente dos fatores externos. Estar focado nos valores que a mesma defende e que todos precisam ter. Mostrar para os seus colaboradores o significado da palavra Ética, como afirma Eduardo Botelho, (2000, p.5).
Para chiavenato (2004 p.64), “valor é uma crença básica sobre o que se pode ou não fazer, sobre o que é ou não importante. Os valores constituem crenças e atitudes que ajudam a determinar o comportamento individua”.
2.2 Análise de Swot
A análise de SWOT hoje é uma importante ferramenta estratégica que é utilizada pelas empresas, é através dela que se avalia tanto o ambiente interno quanto o externo da organização. È também é utilizada nas tomadas de decisões, diminuindo assim os riscos e erros ocorridos por ações mal planejadas como ratifica Chiavenato e Sapiro (2003).
Segundo Chiavenato e Sapiro (2003) sua função é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Trata se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo
...