Introdução à Economia
Artigos Científicos: Introdução à Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vinicyus • 9/10/2013 • 922 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Engenharia Elétrica
Professora: Ana Luiza
VINICYUS FRÓES RIBEIRO
2009.1.038.0057
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Resolução dos exercícios:
→ Cap. 1 – Ex. 1, 4 e 5;
→ Cap. 5 – Ex. 1 ao 4 e
→ Cap. 7 – Ex. 2 e 3.
GOIÂNIA
03 de abril de 2013
CAPÍTULO 1
1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassez de recursos de produção, pois são associados às necessidades dos homens, sendo que essas necessidades são ilimitadas, sendo assim se faz necessário saber o que produzir, a quantidade, quais bens e serviços serão oferecidos para suprir as necessidades humanas que vão surgindo.
4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
Esse fluxo é estabelecido entre as famílias e as empresas, ou seja são determinados os preços dos bens e serviços, para quem produzir, o que produzir.
5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
• Bens de Capital: São os utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Esses bens são o ativo fixo da empresa, ou seja, as máquinas e equipamentos.
• Bens de Consumo: São aqueles diretamente destinados ao atendimento das necessidades humanas, sendo que são classificados como duráveis (geladeiras, fogões) ou não duráveis (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal).
• Bens intermediários: São aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e são totalmente consumidos durante o processo produtivo, sendo eles insumos, matérias-primas e componentes.
• Fatores de Produção: São os recursos necessários para a produção tais como mão de obra, terra, capital e tecnologia.
CAPÍTULO 5
1. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
A função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática inversamente proporcional entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda se entende toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.
2. Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique.
Há uma relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem. Observando os determinantes da demanda, verificamos que todos variam simultaneamente, ficando difícil avaliar o efeito que cada um exerce sobre a demanda. Da mesma forma, se quisermos saber como mudanças na renda afetam a demanda. Essa relação revela as preferências dos consumidores. Portanto a lei geral da demanda é válida, e não se pode analisar os diversos fatores que a influenciam isoladamente.
3. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
A função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática inversamente proporcional entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço
...