Introdução à Economia
Seminário: Introdução à Economia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: denisedfreitas • 17/3/2014 • Seminário • 462 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
Etapa 1 – Introdução à Economia
O Mercado Cinematográfico / Redes de Cinema
Por ser um entretenimento de preços módicos e acessível a todos os públicos, o cinema é um dos setores que também obtém lucros em tempos de crise.
“Na depressão de 29, por exemplo, a indústria cinematográfica foi alçada ao estrelato, em contrapartida ao teatro. O público que antes freqüentava os palcos migrou em massa para as telonas” (Professor Fábio Earp).
Hoje em dia, a estrutura de um cinema foi modificada e temos apenas uma sala de exibição acessível a todo o tipo de público que tem o ingresso que tem um custo muito popular.
Os preços tendem a estar adequados ao perfil de renda e consumo da população na área de influência do empreendimento, Diadema e São Bernardo apesar de os dois municípios abrigarem a mesma rede de cinemas, o preço da entrada para assistir a um filme com projeção 3D no mesmo dia e expediente varia até 16%. Para assistir em tela padrão, a diferença chega a 8%, ou seja, por habitante - é de R$ 15.333 e R$ 20.694, respectivamente.
Os cinemas, que hoje são encontrados predominantemente dentro de shoppings centers, antes eram nas ruas. Segundo o jornalista, escritor e professor da Academia Internacional de Cinema Franthiesco Ballerini, o cinema migrou da rua para dentro dos shoppings devido ao crescimento das cidades do sudeste na década de 70.Antigamente, era notável o luxo que o cinema impunha, pois a decoração era exuberante e exibia uma série de privilégios aos freqüentadores que, na verdade, eram apenas a classe alta da época vigente. Foi diminuída a quantidade de pessoas por cada sessão, pois chegavam a colocar 1.500 pessoas por vez para assistirem a um filme. Os centros das cidades tiveram um grande aumento populacional, conseqüentemente houve o aumento da violência. Nessa mesma época os shoppings centers se popularizaram e trouxeram os estabelecimentos para um lugar que em tese é seguro.
Na Região do ABCDM e RG/RP, com exceção a cidade de Rio Grande da Serra não há Cinema na cidade, a economia, está voltada para Bares, Restaurantes, Estações de Trem, Padarias, e Fábricas; etc. As demais possuem como exibidoras cinematográficas as seguintes empresas: Rede Cinemark, Rede PlayArte, Cinema Araújo e Rede Cinépolis.
Este ano de 2013 inicia –se a cidade de Ribeirão Pires a a proposta do 1º Festival de Cinema de Ribeirão Pires “Um novo olhar”. A primeira etapa do projeto compreende a Mostra Popular de Filmes e as oficinas. O evento é promover a cultura cinematográfica em todo grande ABC, de forma que haja qualidade às pessoas, além de disseminar o interesse pelo curta metragem.
Referencia
Acesso: 24/09/2013 as 17:40
Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/71082/preco-de-cinema-varia-ate-59-no-grande-abc
Acesso: 24/09/2013 as 17:30 hs
Fonte: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=51502
Acesso: 21:40hs dia 22/09/2013 Origem: Mercado Brasileiro, Posted on June 24th, 2013 by Toby in Mercado - Noticias, Mercado de Trabalho
Fonte: http://www.cinemadobrasil.org.br/mercado.php?lang=pt&pgn=12
...