Lógica na comunicação.
Por: Carolina Meth • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
A lógica matemática
Pensadores contemporâneos afirmavam que os princípios e as leis da lógica correspondiam à estrutura da própria realidade explicando que o pensamento exprime o real e participa dele. Aristóteles dizia que verdade e falsidade são propriedades do pensamento e não das coisas. Ao contrário da realidade e irrealidade que seriam propriedades das cosias e não do pensamento. Concluía dizendo que um pensamento verdadeiro deveria exprimir a realidade da coisa pensada enquanto o pensamento falso não poderia.
Para pensadores mais modernos, a lógica era vista de outra forma. Ela era uma arte de pensar com o objetivo de conduzir a razão nas ciências. Oferecia as leis do pensamento verdadeiro e os procedimentos para avaliação dos conhecimentos adquiridos. Os princípios e leis da lógica assemelhavam-se à estrutura do próprio pensamento especialmente à do raciocínio indutivo e dedutivo.
Podemos comparar ambas as lógicas ao dizer que uma é plenamente formal e a outra não. A primeira, contemporânea, se torna formal a partir do momento em que buscava se tornar puramente simbólica como a matemática se importando cada vez menos com a realidade dos objetos e as estruturas dos pensamentos se baseando no concreto. Já a lógica clássica tinha como base na verdade ou falsidade dos conhecimentos do sujeito e na realidade com que os objetos eram conhecidos. Por isso, não era plenamente formal.
Da mesma maneira que um matemático trabalha com elementos que surgiram da própria operação matemática e de uma forma que é aceita por todos, o lógico também desenvolve símbolos e operações que organizam uma oração. Ele questiona que configuração deve ter uma frase de forma a representar um pensamento, para que possamos afirmar se ela é verdadeira ou falsa e para que represente a relação entre pensamento, linguagem e realidade.
A lógica consegue diferenciar a linguagem cotidiana da linguagem formal a partir do momento em que explica as formas, propriedades e relações das orações devido à construção de um simbolismo regulado e ordenado. Com isso, a lógica se torna cada vez mais uma ciência formal da linguagem.
A Teoria Matemática da Comunicação
A Teoria Matemática da Comunicação (ou Teoria da Informação) é uma teoria que começou a crescer pós-guerra no âmbito da matemática e da engenharia elétrica. O engenheiro americano Claude Shannon e o matemático americano Warren Weaver a elaboraram em 1949 e são os pais do sistema geral da comunicação.
O que seria essa teoria?
A Teoria Matemática da Comunicação procura explicar as modalidades de transferência de mensagem entre um emissor e um receptor. Para Shannon e Weaver o objetivo da comunicação é reproduzir de forma exata a mensagem selecionada para o receptor, porém segundo eles, toda transmissão de informação poderia chegar cheia de interrupções e ruídos. O emissor teria a liberdade de escolher a mensagem a ser transmitida para o destinatário havendo possíveis níveis de ruídos.
A Teoria foi desenvolvida de forma específica para solucionar questões técnicas de armazenamento e se expande em três níveis:
• Problemas técnicos: São condições
...