Lider Criador De Lideres
Dissertações: Lider Criador De Lideres. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lidi.nha • 27/10/2013 • 710 Palavras (3 Páginas) • 622 Visualizações
O LÍDER CRIADOR DE LÍDERES – RAM CHARAM
O autor faz três constatações sobre os líderes: 1 – Nem todos podem se tornar líderes; 2 – A liderança é desenvolvida por meio de prática e autocorreção; 3 – O trabalho do CEO requer gigantescos saltos de aprendizagem.
O modelo da aprendizagem privilegia a prática, feedback, correção e mais prática. Define-se o aprendizado necessário para cada nova atribuição e certificando-se de que o aprendizado de fato ocorreu antes de ajudar o líder e dar o próximo passo ou salto.
O modelo de aprendizagem atribui enorme responsabilidade aos líderes que supervisionam outros líderes. Preparar os futuros líderes passa a ser parte integral de sua descrição de cargos, executada com o mesmo rigor que as funções de estratégia, finanças, marketing, operações e conformidade normativa.
A liderança só pode ser desenvolvida por meio da prática.
O modelo de aprendizagem tem início com a identificação das pessoas que apresentam sinais de aptidões para a liderança “líderes de alto potencial”.
Os líderes em qualquer nível participam ativamente do crescimento de outros líderes, e o desenvolvimento de liderança passa a ser um componente- chave do trabalho de todos os líderes. Transforma a organização em uma máquina autosustentada de desenvolvimento de lideranças. O desenvolvimento de líderes de alto potencial demanda muitos recursos e os mais preciosos não são os financeiros, mas o tempo e a atenção de outros líderes.
O chefe como mentor demonstra interesse pessoal de proximidade na orientação, no desenvolvimento de seus jovens líderes, ajudando-os a ampliar o seu pensamento, compartilhando suas experiências e sabedorias e se aprofundando para identificar os talentos específicos de cada líder.
O aprendizado concêntrico é um conceito chave do modelo de aprendizagem. “Os círculos concêntricos vão se expandindo em extensão e complexidade, com o círculo interno representando as competências fundamentais ou essenciais, da pessoa em seu primeiro cargo de gestão e assim por diante em cada novo cargo”.
A prática deliberada também é outro conceito: a prática repetitiva que requer esforço, combinada com um feedback específico e construtivo em tempo real e uma disposição de tomar ações corretivas.
A lógica por trás do Modelo de Aprendizagem, portanto, é delegar a cada líder atribuições que permitam o aprendizado concêntrico por meio de uma combinação de prática deliberada e teste em situações que requeiram o crescimento do líder.
A identificação de lideranças se dá através das qualidades: habilidades de comunicações e sociais; trabalhar de acordo com a cultura e sistema de valores únicos da organização; a capacidade de produzir resultados.
Um líder de negócios precisa ter talento social (capacidade de canalizar a energia das pessoas) e talento nos negócios (o conhecimento da essência de como um negócio gera dinheiro). No talento social a liderança se baseia na capacidade de mobilizar os outros a concretizar uma visão, uma meta, uma tarefa.
Outro sinal claro do potencial para a liderança é a busca apaixonada do líder pelo aprendizado e
...