Logística como ganho de. Eficiência na empresa
Trabalho acadêmico: Logística como ganho de. Eficiência na empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VANESSA_NILSEN1 • 25/2/2015 • Trabalho acadêmico • 4.753 Palavras (20 Páginas) • 177 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC PROF.ª “ANNA DE OLIVEIRA FERRAZ”.
ADRIANO SOARES DE SOUZA
GLAUCIA SCHUMACHER
PRISCILA DANIELLE SALVADOR
VANESSA AP. RODRIGUES NILSEN
A LOGÍSTICA COMO GANHO DE
EFICIÊNCIA NA EMPRESA
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ARARAQUARA, 24 DE JUNHO DE 2010.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC PROF.ª “ANNA DE OLIVEIRA FERRAZ”.
ADRIANO SOARES DE SOUZA
GLAUCIA SCHUMACHER
PRISCILA DANIELLE SALVADOR
VANESSA AP. RODRIGUES NILSEN
A LOGÍSTICA COMO GANHO DE
EFICIÊNCIA NA EMPRESA
Trabalho apresentado como requisito para Conclusão do Curso Técnico em Administração, 3º ME.
Professores José Roberto Grecco e Roberto Pereira
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ARARAQUARA, 24 DE JUNHO DE 2010.
RESUMO
(escrever ao final do trabalho)
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. A logística e seus conceitos 4
2.1 A logística militar 4
2.2 História da logística militar 4
2.3 Logística militar versus logística empresarial 5
2.4 Desenvolvimento 6
2.5 A Logística organizacional integrada 7
2.6 Logistíca empresarial 7
2.7 As atividades primárias 8
2.8 As atividades de apoio 9
2.8.1 Obtenção 10
3. A distribuidora de peças automotiva Carlton 13
3.1 Histórico da empresa 13
3.2 Entrada e processamento de pedidos 14
3.3 Montando os pedidos, seguindo a política da empresa. 15
3.4 Separação dos pedidos 15
3.5 Prioridades no atendimento de pedidos, de acordo com o meio de transporte 16
3.6 Pedido mínimo 16
3.7 Formação de lotes 16
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS (conclusão) 18
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 19
1. INTRODUÇÃO
A logística é a área de gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Entre as atividades de logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenagem, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.
A logística hoje é tratada como um assunto de vital importância pelas empresas. Depois das dificuldades enfrentadas, em decorrência da crise econômica, o tema logística voltou à pauta como solução para muitos problemas. O ano de 2010 marca a retomada das negociações, onde a recuperação do mercado, que começou no segundo semestre de 2009, irá de fato se confirmar.
Felizmente as companhias perceberam que o trabalho logístico, visando à redução dos custos, é uma fonte de agregação de valor aos produtos e serviços. A logística é uma das principais soluções para a redução de custos no Brasil.
2. A LOGÍSTICA E SEUS CONCEITOS
2.1 A logística militar
A logística militar, geralmente conhecida como serviço de apoio ao combate, está normalmente dirigida à condições desconhecidas, como as previsões incertas. Estas podem reduzir a incerteza sobre os Fornecimentos e serviços que serão necessários, onde q quando serão necessários ou mesmo a melhor maneira de fornecer. A logística militar compreende o tempo e espaço em guerra; equipando, fornecendo, movimentando e mantendo os exércitos (Huston,1988. p. 7).
O trabalho dos economistas na logística militar é calcular o custo de guerra para um país (Kane,2001,p.2)
2.2 História da logística militar
Desde os tempos bíblicos os lideres militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas, geralmente distantes e eram necessários constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários em planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos (dias, 2005,p.27)
Durante a segunda guerra mundial (1939-1945), as forças em conflito necessitavam, para avançar suas tropas, de capacidade logística (poder), de forma a movimentar e manter grandes quantidades de soldados e mantimentos nas frentes de batalha da Europa e da Ásia. A atividade logística estava relacionada à movimentação e coordenação das tropas, dos armamentos e munições para os vários locais, no mais curto espaço de tempo e nas piores condições possíveis (carvalho, 2006, p.6)
A Guerra do Golfo, em 1991, representou o maior movimento de tropas e materiais no mias curto espaço de tempo da história militar e ficou como um
...