Lojas Pop Up Stores
Casos: Lojas Pop Up Stores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danimw • 1/3/2015 • 1.850 Palavras (8 Páginas) • 438 Visualizações
INICIADA EM 1999- COM INSPIRAÇÃO NA CULTURA E HABITOS JAPONESES( PREFRENCIA DE PRODUTOS RAROS E DE EDIÇÕES LIMITADAS).
A VACANT TRAZ O CONCEITO PARA OS ESTADOS UNIDOS, ATRAVES DE UMA LOJA COM PRODUTOS DE EDIÇÃO LIMITADA E PARA NICHOS DE CONSUMIDORES, FECHAM AS PORTAS ASSIM QUE OS PRODUTOS SE ESGOTAVAM, VOLTANDO A REABRIR APENAS QUANDO TIVESSDEM UM NOVO ESTOQUE.O SUCESSO LEVOU A UM NOVO MODELO POP UP EM QUE AS LOJAS FECHAVAM APÓS UM DETERMINADO PERIODO DE TEMPO, REABRINDO APENAS QUANDO TIVESSEM UMA NOVA EDIÇÃO.
APESAR DA ATUAL ÉPOCA DE CRISE , TEM SURGIDO UMA FORMA INOVADORA DE REALIZAR NEGOCIOS E NÃO DISPERDIÇAR DINHEIRO, PRINCIPALMENTE PARA JOVENS EMPRESÁRIOS. TAL INOVAÇÃO SE TEM FEITO COM O ARRENDAMENTO DE IMÓVEIS POR UM PREÇO BARATO.
E O QUE CHAMAMOS DE POP-UP STORES LOJAS POP-UP. ESTA TÉCNICA FOI MOSTRADA NUM NOTICIARIO PORTUGUES, ONDE MOSTRA DOIS JOVENS IRMÃOS QUE ARRENDARAM UM IMOVEL, POR UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO PARA REALIZAREM O SEU NEGOCIO, NOMEADAMANTE NA EPOCA DE NATAL COM VENDA DE PRODUTOS NATALÍCIOS.
O RISCO DE PERDA E PEQUENO E A IDEIA BEM ORIGINAL, PARTE-SE DO ALUGUEL DE UM IMOVEL NUMA DETERMINADA EPOCA DE ACORDO COM O QUE FOR MAIS RENTAVEL NESSE PERIODO OU COM PRODUTOS QUE QUEREMOS QUE CHAMEM A ATENÇÃO, SEJA LOJAS DE SAPATOS, ROUPAS, PRODUTOS ELETRONICOS, OU ATE BARES E MUITO MAIS!
ALEM DISSO ELE NÃO EXIGE CONTINUIDADE, DIFERENTEMENTE DE UMA LOJA INTINERANTE.O QUE DEFINE UM O CONEITO DE UMA POP-UP STORE E A POSSIBILIDADE DE EXPLORAR UM LUGAR COM DETERMINADA CONCENTRAÇÃO MOMENTÂNEA DE PÚBLICO.
A CAPACIDADE DE CAPTAR OS MOMENTOS E DE INTERPRETAR OPORTUNIDADES VALE MAIS QUE O PRODUTO EM SI.
“A LOJA TEM DE FAZER A PESSOAS IR POR ACREDITAR QUE HÁ ALGO A MAIS, QUE, SE ELA NÃO CONHECER, VISITAR E USUFRUIR, ACABA LOGO.”
AS VANTAGEM DAS LOJAS POP-UP STORES É QUE SÃO EFÊMERAS, MAIS TEM MAIS CAPACIDADE DE ATRAÇÃO DO QUE AS LOJAS INTINERANTES, DURAM SEMANAS OU MESES, MAIS INVESTEM MUITO NA PUBLICIDADE.
E O MELHOR ENSAIO POSSIVEL PARA O LANCAMENTO DE UMA NOVA MARCA OU CONCEITO, E OUTRA VANTAGEM E QUE ESTAS LOJAS PODEM SER CRIAR EM LUGARES BEM LOCALIZADOS OU EM QUE ESTEJA A DECORRER UM EVENTO RECONHECIDO, ATRAINDO MAIS PUBLICO.
HOJE, O CONCEITO DE LOJA POP-UP STORES É VISTO COM INTERESSE POR TODO TIPO DE MARCA, UMA VEZ QUE FUNCIONA COMO UMA EFICAZ E ORIGINAL FERRAMENTA DE MARKETING.
OS RISCOS SÃO PEQUENO, E NÃO E SÓ, AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENXERGAR AS LOJAS POP-UP STORES COMO UMA OPORTUNIDADE DE RENDA RÁPIDA E SEM GRANDES RISCO.
UMA TENDENCIA QUE VEM GANHANDO FORÇA NO VAREJO BRASILEIRO, MAIS BEM POPULAR NO EXTERIOR, SÃO AS “POP-UP STORE”
ESSE TIPO DE LOJA ABRE POR CURTO PERIODO E MUITAS ATE SE TORNAM INTINERANTES REABRINDO EM DIFERENTES LOCAIS.
QUEM NÃO SE LEMBRA DO “MERCADO MUNDO MIX”, FAMOSO NA DECADA DE 90?
UM ESPACO DESCOLADO, COM DJs E GENTE MODERNINHA ENTRE SEU STAFF, ONDE ABRIGAVAM DIVERSAS “LOJINHAS” DENTRO DE UM ENORME GALPÃO NA ZONA NORTE DE SÃO PAULO?, FEZ EDICÇÕES ANUAIS DURANTE ALGUNS ANOS E AINDA LEVAVA SEU MODELO DE NEGOCIO PARA OUTRAS CIDADES.
PODEMOS ARISCA QUE “MMM” FOI O PERCURSOR DAS “POP-UPSTORES” NO BRASIL
SEGUNDO PATRICIA CAVASSINI, DA NOVOA PRADO CONSULTORIA EM FRANQUIA E VAREJO, ESSA MODALIDADE DE NEGOCIO “ É UMA OPORTUNIDADE DE RENDA RAPIDA, FACIL E SEM GRANDES RISCOS , POIS E TUDO TEMPORARIO”.
UM EXEMPLO DE LOJA “POP-UP” E A CASA FUTURO NATAL EM BELO HORIZONTE, ELA VENDE PRODUTOS NATALINOS SEMPRE NO MESMO SHOPPING POREM EM LOJAS DIFERENTES, SOMENTE PELO PERIODO DE 2 MESES NO ANO. LOJA TEMPORARIA NAÕA PAGA LUVA, ISSO PERMITE QUE UMA MARCA NOVA POSSA ENTRAR EM UM SHOPPING SEM UM INVESTIMENTO ASTRONOMICO PARA VER SE VAI TER ACEITAÇÃO.
OS QUIOSQUE TAMBEM SÃO BEM MAIS EM CONTA, COLOCAR UMA LOJA FIXA EM UM SHOPPING OU EM UM AMBIENTE DE RUA VALORIZADO E SEMPRE MUITO CARO, PARA SE CORRER O RISCO DE ERRAR.
ALGUNS EXEMPLOS DE LOJAS POP UP: LOULOUX(BOUTIQUE DE SAPATOS), POP UP RESTAURANT(RESTAURANTES);SLIM(MARCA DE PRODUTOS DE DECORAÇÃO); ABSOLUT INN(BAR, RESTAURANTE E LIVRARIA NO MESMO ESPAÇO); CASA DE CRIADORES LOJA POP UP (ESPAÇO PARA EXPOSIÇÕES DE ARTE E APRESENTAÇÕES MUSICAIS).
O JORNALISTA E EMPRESARIO ANDRE HIDALGO TRABALHA DIARIAMENTE COM CONCEITO ARTISTICO DE MODA, MAS NEM POR ISSO ESQUECE O LADO COMERCIAL DAS ROUPAS CRIADAS PELO ESTILISTA QUE COMPOEM O TIME DA CASA DE CRIADORES, EVENTO IDEALIZADO POR ELE QUE, ANUALMENTE, APRESENTA AO MERCADO NOVOS TALENTOS DO DESING DE MODA.
PARA DIVULGAR O NOME DO EVENTO E TORNAR OS PRECOS DAS PECAS MAIS ACESSÍVEIS, HIDALGO RESOLVEU ABRIR A CASA DE CRIADORES LOJA POP UP NO BAIRRO PAULISTANO DOS JARDINS, EM PARCERIA COM ALBERTO HIAR, SOCIO DA MARCA DA CAVALERA. INA, INAUGURADA EM OUTUBRO A LOJA CONTA COM UM ESPACO PARA EXPOSIÇÕES DE ARTES E APRESENTAÇÕES MUSICAIS E TEM PREVISÃO DE FICAR INSTALADA SOMENTE POR SEIS MESES.
ASSIM FUNCIONA UMA POP UP STORE: POUCOS DIAS OU MESES SÃO SUFICIENTES PARA UMA LOJA GANHAR VIDA. ALEM DISSO ELA NÃO EXIGE CONTINUIDADE, DIFERENTEMENTE DE UMA LOJA INTINERANTE.
O QUE DEFINE O CONCEITO DE UMA POP UP E A POSSIBILIDADE DE EXPLORAR UM LUGAR COM DETERMINADA CONCENTRAÇÃO MOMENTÂNEA DE PUBLICO, A CAPACIDADE DE CAPTAR OS MOMENTOS E DE INTERPRETAR OPORTUNIDADES VALE MAIS DO QUE O PRODUTO EM SI.
“A LOJA TEM DE FAZER A PESSOA IR POR ACREDITAR QUE HÁ ALGO A MAIS, QUE SE ELA NÃO CONHECER, VISITAR OU USUFRUIR, ACABA LOGO”.
PARA HIDALGO, O EMPREENDIMENTO TEMPORARIO E TAMBEM UMA OPORTUNIDADE DE TESTAR O POTENCIAL COMERCIAL DE CADA ESTILISTA: “A VANTAGEM DA LOJA POP UP E QUE ELA E UM GRANDE BALÃO DE TESTE COM RISCO MUITO MENOR QUE OS DE UMA LOJA DEFINITIVA”, AFIRMA.
HIDALGO ACREDITA QUE O MAIOR GANHO ESTA NA PROPRIA ESTRATEGIA DE DIVULGAÇÃO, JÁ QUE AS POP UP STORE PODEM SER UMA AÇÃO DE VAREJO, MARKETING OU HIBRIDA.
O RETORNO DE UMA AÇÃO PODE VIR DE UMA VENDA MUITO BOA OU DA DIVULGAÇÃO DA MARCA, TUDO DEPENDE DA ESTRATEGIA.
APESAR DE O CONCEITO TER CHEGADO AO BRASIL RECENTEMENTE, AS POP UP NÃO SÃO TÃO NOVIDADES ASSIM. HÁ ANOS LOJAS TEMPORARIAS DE GRANDES MARCAS COMO A JAPONESA UNIQLO E A REDE VAREJISTA AMERICANA TARGET REALIZAM AÇÕES DO TIPO EM METROPOLIS ESPALHADAS PELO MUNDO. O PROPRIO ANDRÉ HIDALGO COMENTA A DIFICULDADE EM INOVAR.
HOJE EM DIA E DIA E DIFICIL FAZER ALGO TOTALMENTE NOVO, O NOVO FICA POR CONTA DA MANEIRA DE COMO VOCE INTERPRETA E DE COMO SE OFERECE ISSO AO PUBLICO.
NO BRASIL UMA DAS MARCAS ESPORTIVAS A INVESTIR
...