MARCAS E PRODUTOS
Exames: MARCAS E PRODUTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marconyalves • 3/11/2014 • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 355 Visualizações
REVISÃO – MARCAS E PRODUTOS
1. Qual o primeiro elemento do composto mercadológico? Por que ele é tão importante para o mercado?
O primeiro composto mercadológico é o Produto.
O produto é importante, pois sem ele não existe a oferta. Todos os demais fatores mercadológicos dependem do conhecimento e estudo do produto. A promoção, o preço e a praça/distribuição só podem ser definidos após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo Devemos lembrar que o produto não está só classificado em seu aspecto físico /material, mas também em serviços, eventos, pessoas, lugares, etc. Ou seja, o produto é uma oferta que é oferecida ao mercado para satisfazer uma necessidade/desejo ao consumidor. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço.
2. Que elementos são considerados produtos?
Podemos considerar dois tipos de produtos:
Tangíveis e intangíveis:
Os bens são produtos tangíveis ou físicos, como carros, roupas e apartamentos. Os serviços são produtos intangíveis, como shows, tratamentos médicos, assistência técnicas e equipamentos industriais. O conceito de produto refere-se tanto a bens quanto a serviços.
3. O que são benefícios central e potencial?
Benefício Central – Este é o ponto em que o consumidor está comprando o benefício fundamental do produto. Como exemplo pode-se citar um consumidor que procura um quarto de hotel, onde ele compra descanso e pernoite;
Benefício potencial - Neste nível o produto têm todas as transformações a que um produto deve ser submetido num futuro, é onde as empresas procuram novas maneiras de satisfazer os consumidores e diferenciar sua oferta, logo, pode ser um hotel exclusivamente com suítes, onde os hóspedes ocupam uma série de quartos, representam uma transformação inovadora do produto hotel tradicional. Ex: O hotel oferece no apartamento acesso à Internet mais rápido e conexão sem fio.
4. Cite os passos para a criação de um produto.
Identificação de oportunidade
Análise do problema (levantamento de informações)
Geração de ideias (fontes/técnicas)
Seleção de ideias (triagem)
Desenvolvimento e teste do conceito
Desenvolvimento da estratégia de marketing
Análise do negócio (financeira/Comercial)
Desenvolvimento do produto
Teste de Mercado
Comercialização
5. Quais as características dos bens não duráveis?
São bens tangíveis consumidos ou usados, como cerveja, shampoo, etc. São consumidos rapidamente e comprado com frequência.
6. O que podemos citar como prática fundamental para os bens duráveis serem vendidos?
De modo geral, os bens de produtos duráveis exigem venda pessoal e serviços, trabalham com uma margem mais alta e requerem mais garantia do fabricante.
7. Descreva e comente sobre o ciclo de vida dos produtos.
É o ciclo de estágios que o produto atravessa do nascimento até a morte (introdução, crescimento, maturidade e declínio). Quando o produto é introduzido no mercado deve ser desenvolvidas e implementadas estratégias para gerar lucros durante sua vida.
Introdução: Período de baixo crescimento nas vendas, uma vez que o produto está sendo introduzido no mercado. Não há lucros nesse estágio devido às despesas com o lançamento do mesmo.
Crescimento: Período de rápida aceitação do mercado e melhoria substancial dos lucros.
Maturidade: Período de baixa no crescimento das vendas, porque o produto já alcançou a aceitação da maioria dos compradores potenciais. Os lucros se estabilizam ou declinam em face do aumento da concorrência.
Declínio: Período em que as vendas mostram uma queda vertiginosa e os lucros desaparecem.
8. O que é segmentação? ******** Essa pergunta não ficou clara, pois existem vários tipos de segmentações.
Segmentação de público:
Provavelmente como é de produto pode ser que o professor queira dizer de target:
É um grupo de consumidores que são semelhantes em algumas características. Identificação de mercados que possibilitam diferentes estratégias de marketing, isto é, dividir os mercados em grupos diretos de compradores que podem requerer produtos ou compostos de marketing separados.
Essa segmentação pode variar, por exemplo:
Segmentação demográfica - Divisão de mercado onde se leva em consideração as variáveis demográficas.
Segmentação demográfica: Esforço de dividir o mercado em grupos com bases variáveis demográficas, tais como idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, escolaridade, religião, raça e nacionalidade.
Segmentação geográfica: Esforço em dividir o mercado em diferentes unidades geográficas, tais como países, estados, regiões, municípios, distritos e bairros.
Segmentação por benefício: Divisão do mercado em grupos com base nos benefícios adquiridos, nos valores recebidos e nas necessidades e desejos atendidos.
Segmentação por benefícios - Processo de agrupamento de clientes, a posteriori, no qual cada participante de um segmento compartilha
...