MICRO E MACRO ECONOMIA
Ensaios: MICRO E MACRO ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilceluna • 24/8/2014 • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 388 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3CONCLUSÃO............................................................................................................8
4REFERÊNCIAS..........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho deve conter alguns conceitos dentro da Macroeconomia, Microeconomia e Estatística e a importância das mesmas na administração.
2 DESENVOLVIMENTO
Determinados problemas causam desiquilíbrio na economia, não podemos deixar de mencionar a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio. Para driblar determinadas consequências nas empresas, os administradores precisam ser bem informados e possuírem capacidade usar tais informações a favor das delas. Dentro da estatística temos os métodos quantitativos que são importantes na administração das mesmas, dos quais podemos mencionar as Medidas Descritivas que se dividem em Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilísticas, também devemos ter conhecimento dos Números-Índices e Deflação de Dados. A seguir temos o conceito de cada um seguido de um prévio comentário referente a sua importância.
Inflação é a quedado valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Os economistas do mercado financeiro elevaram na semana passada, sua previsão para o comportamento da inflação neste ano e em 2014, informou o Banco Central por meio do relatório de mercado, também conhecido como focus, O documento da autoridade monetária é fruto de pesquisa com mais de cem instituições financeiras.
Taxa de juros é a remuneração cobrada empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado. A taxa de juros possui forte interferência na economia, pois é através dela que os agentes, em geral decidem entre viabilizar um projeto de investimento ou aplicar esse valor em um título público. Também influencia na decisão de gastar em bens não produtivos e lazer em vez de deixa-lo aplicado, aumentando assim o consumo agregado. Então uma taxa de juros alta significará poucos investimentos e baixo nível de consumo enquanto que uma taxa de juros baixa significará maiores investimentos produtivos e maior nível de consumo.
Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. O índice de otimismo entre os diretores financeiros(CFOs) das empresas brasileiras neste trimestre é o mais baixo desde que passou a ser calculado, em 2012. A taxa de câmbio, o código tributário e as políticas governamentais preocupam as empresas do país. Internamente as dificuldades estão em manter as margens, gerenciar o capital de giro e contratar e preservar funcionários qualificados. A quinta edição da pesquisa trimestral Panorama Global dos Negócios, conduzida pela Duke University, Fundação Getúlio Vargas e CFO Magazine com o apoio da BMFBovespa e do e Instituto Brasileiro de executivos (IBF) mostra os diretores financeiros brasileiros entre o mais pessimistas da América Latina.
Medida de Tendência Central é um valor único que tenta descrever as características de um conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto de dados. Medidas mais comuns são: Média, Mediana e Moda.
Média é a soma de todos os valores de um grupo de dados dividida pelo número de dados. Moda é o valor mais frequente dentro dos dados. Mediana é uma medida de tendência central que tem a característica de dividir um conjunto ao meio, isto é, a mediana de um conjunto o separa em duas partes de modo que 50% valores sejam maiores que ela, ou seja, em um conjunto onde seus elementos estão dispostos em ordem crescente ou decrescente, a mediana é o termo central desse conjunto ou o elemento que está bem no meio.
Medidas de Dispersão: num conjunto de dados, se todas as observações de uma variável estão próximas, isso indica que os indivíduos não são muito diferentes com relação a essa variável. Por outro lado, se as observações estão dispersas, isso indica diferença entre os indivíduos. Quanto maior a dispersão, maior a diferença. Nas pesquisas estatísticas é fundamental a compreensão e quantificação dessa dispersão. Para exemplificar, pense em um caso extremo: se todos os indivíduos de uma população forem iguais com determinada característica, basta um único indivíduo para representar essa população. Uma medida de dispersão bastante intuitiva é a amplitude dos dados, definida como a distância entre o valor máximo e mínimo. Mas como essa medida considera apenas dois valores, qualquer que seja o tamanho do conjunto de dados, ela tem propriedades limitadas para descrever a dispersão.
Técnica de Amostragem Probabilística: a amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. A grande vantagem deste método é que os resultados obtidos podem ser projetados para a população total.
Os números-Índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, economistas e engenheiro, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias- primas, preços de produtos acabado, volume físico de produtos etc. Mediante o emprego de números-Índices é possível estabelecer comparações entre:
a) Variações ocorridas ao longo do tempo;
b) diferença entre lugares;
c) diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações etc.
Para o administrador é grande a importância dos números-índices,
...