MODELO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO
Monografias: MODELO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cerejinha • 19/1/2015 • 761 Palavras (4 Páginas) • 916 Visualizações
FAC SÃO ROQUE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – APLICADO AOS CURSOS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA (RH)
1- Considerações preliminares
O estágio tem como finalidade básica proporcionar a complementação da formação escolar ao mesmo tempo que permite que o estudante tenha acesso ao seu futuro campo de atuação profissional, num contato direto com questões práticas e teóricas, através de um determinado número de horas (160 h na FAC São Roque).
Apenas numa prática empresarial é possível atingir os máximos significados dos conceitos trabalhados em sala de aula, e os encadeamentos complexos deles decorrentes, impossíveis de serem verificados apenas na teoria. Assim, muitos questionamentos surgem e muito o estagiário aprende fora do ambiente acadêmico, o que contribui para uma grande atualização e troca de informações entre ensino-aprendizado.
O Estágio Curricular é uma atividade realizada pelo aluno, proporcionando-lhe uma experiência em ambiente profissional. Sua realização é definida pela Lei nº 6.494/77 e regulamentada pelo Decreto nº 87.497/82.
A realização do Estágio Curricular na FAC – é vinculada às disciplinas Estágio Supervisionado I e II, que deverão ser cursadas consecutivamente. O Estágio Curricular inicia-se no começo do semestre letivo da disciplina Estágio Supervisionado I e o seu encerramento coincide com o encerramento da disciplina Estágio Supervisionado II. São 160 horas distribuídas da seguinte forma:
- 80 horas no primeiro semestre
- 80 horas no segundo semestre
2- Diretrizes
O estágio deverá ser realizado em organizações de qualquer porte e área de atividade, podendo ser empresa privada, de capital misto ou órgão público.
As atividades realizadas devem estar relacionadas dentre as que se seguem:
• Desenvolvimento das pessoas para o ambiente organizacional interno e externo;
• Realização de pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos como Administração do Recrutamento e Seleção, Métodos e Programas de Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento Organizacional, Relações Trabalhistas, Gestão da Qualidade, Análise do Desempenho Humano, Análise de Cargos e Salários, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos;
• Exercício de funções e cargos de técnico de administração em serviços públicos, autarquias, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais, e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido;
• Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da administração pública ou de organizações privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração;
As atividades deverão ser ajustadas entre o aluno, o Coordenador de estágio e o responsável na empresa, pela área na qual ocorrerá o estágio. O registro dessa negociação deverá ser feito na “FICHA DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO” (ANEXO 1), emitido em 2 vias, uma para controle da Faculdade, a outra para controle da empresa.
O acompanhamento das atividades compromissadas, deverá ser registrado no “RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO” (ANEXO 2), e entregue à Coordenação de estágio na data aprazada.
Deverão ser apresentados 2 relatórios por semestre. Cada relatório, uma vez aceito pela Coordenação, computará 40 horas de crédito ao aluno.
Ao final do Estágio Supervisionado II, além dos relatórios do semestre, o aluno deverá apresentar um “RELATÓRIO FINAL” (ANEXO 3), no qual discorrerá sobre o andamento do estágio, as experiências vividas e o aprendizado adquirido.
Apenas após a entrega deste relatório é que será atribuída a nota geral das disciplinas ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e II. Se a nota for = ou > que 7, o aluno estará aprovado, do contrário, terá que realizar outro relatório, mediante as recomendações da Coordenação.
Se ao longo do estágio, o aluno mudar de empresa ou de área de atuação, um novo compromisso será firmado, devendo cobrir as horas restantes de estágio. Caso nenhum relatório tenha sido entregue, o novo compromisso deverá se dar pela carga horário máxima do semestre.
3 - ANEXOS
1 – FICHA DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
2- RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO
3 - RELATÓRIO FINAL
FICHA DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Carimbo da empresa, com CNPJ
ALUNO: TURMA:
EMPRESA:
...