MOTIVAÇÃO E EQUIPE FAZEM DIFERENÇA
Artigo: MOTIVAÇÃO E EQUIPE FAZEM DIFERENÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2014Anna • 9/9/2014 • Artigo • 4.323 Palavras (18 Páginas) • 265 Visualizações
MOTIVAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE PODEM FAZER A DIFERENÇA
por: Maria Inês Felippe
Estar envolvido, interessado, inteiro no que se faz, assim como sentir-se desafiado, isso é motivação. Embora seja um movimento que venha de dentro, a motivação pode, como outras competências, ser estimulada por meio de cursos, treinamentos ou outras ajudas externas como leitura, troca de experiências, enfim, tudo que trabalhe o campo da imaginação, do sonho, da fantasia. A pessoa motivada é aquela que, seja qual for a situação, olha os obstáculos de frente, como barreiras a serem transpostas e não como problemas a serem carregados como fardos.
É o diferencial daqueles que não esperam a distribuição de tarefas e partem em busca de novas ações, conquistando melhores resultados tanto para si mesmos quanto para a empresa ou grupo de trabalho ao qual estejam ligados. A motivação nasce do entusiasmo natural de estar vivo, de pulsar com a vida. Assim, o indivíduo motivado tem perfil facilmente reconhecido: é positivo, entusiasmado com seu trabalho, gosta do que faz, tem macro-visão das situações e está sempre buscando motivações extras.
Como é regido pela auto-realização , sente-se capaz, é criativo e está atento a tudo o que acontece, com uma visão abrangente. As pessoas motivadas geralmente são extremamente pragmáticas, pois têm uma alta capacidade de não se deixar levar por caminhos ou discursos que levem à dispersão e, conseqüentemente, à perda do foco a ser perseguido. Por estarem constantemente se conduzindo são capazes de motivar e comandar equipes, sem se impor ou serem autoritárias, pois são naturalmente respeitadas. Tanto o trabalho em equipe quanto a motivação poderá ser treinado.
Assim, o sucesso de uma organização é substancialmente influenciado pela interação de vários grupos na busca de soluções criativas para problemas, lançamentos de novos produtos, ações e obtenção de resultados em conjunto.
O trabalho em grupo vai exigir dos componentes características comuns a qualquer time que queira alcançar bons resultados como, estar aberto a desafios, coesão, comprometimento, responsabilidade e motivação.
A maturidade é fundamental para o trabalho em equipe, pois ele vai exigir abrir mão de opiniões para escutar os outros e, muitas vezes, concordar que há opiniões melhores que as suas. Assim, controlar as emoções é importante e demonstra segurança nas próprias habilidades. Com essa consciência, de que todos na equipe têm algo para contribuir, ninguém se torna o dono da verdade.
A produtividade está diretamente ligada à motivação. Embora se saiba que a pessoa motivada é aquela que gosta do que faze considera o dinheiro conseqüência positiva do trabalho bem-feito, isso não exclui a motivação que vem do reconhecimento por parte dos colegas, superiores e até recompensas do ponto de vista econômico como bônus, prêmios, participação nos lucros.
Entretanto, em tempos de “vacas magras” como o que vivemos, quando a política de recompensas financeiras é mais difícil, a empresa pode investir em treinamento, cursos, fortalecimento da auto-estima dos funcionários. Aí entra em jogo a capacidade dos dirigentes e líderes de serem criativos e descobrirem o que faz a diferença para manter as pessoas unidas em torno de um projeto em situações adversas.
A pessoa motivada é otimista e parece estar sempre com os hemisférios esquerdo e direito do cérebro conectados. Pragmática, sabe planejar e manter uma noção de tempo e espaço bem definidos, o que nasce do lado esquerdo onde prevalece o raciocínio, a lógica, a razão.
Ao mesmo tempo são bem humoradas, usam a imaginação e o lúdico na medida certa. São criativos e, portanto, capazes de pular de um pensamento, conversa ou situação onde o pessimismo pode levar à paralisia até com uma gargalhada. É o lado direito do cérebro, dono da fantasia, abrindo uma janela para o novo, o passo seguinte. Em criatividade é importante ter o pensamento livre, para criar e a disciplina, para sistematizar, fazer tudo funcionar, avaliar.
Tanto no trabalho individual quanto em equipe é fundamental desenvolver a tolerância e a paciência. Sabemos que a tolerância é fundamental para permanecermos motivados e criativos já que em criatividade não existem erros, pois tudo é parte de um processo. Mantenha o bom humor e a confiança. Afinal, sua criatividade e motivação precisam estar conectadas a essa luzinha interior que ilumina todos os momentos.
*Maria Inês Felippe é consultora de Recursos Humanos e Inovação Aplicada ao Negócio, palestrante da Futurus (www.futurus.com.br) e vice-presidente da APARH - Associação Paulista dos Administradores de Recursos Humanos
O QUE VOCÊ GANHA COM O TRABALHO EM EQUIPE
por Leila Navarro
Não é novidade para ninguém que saber trabalhar em equipe é requisito básico para o sucesso profissional. Você, é claro, se empenha para que os objetivos do seu grupo sejam alcançados, não importando se está na condição de líder ou de liderado. Agora, cá entre nós, trabalhar em equipe nem sempre é fácil, não é? Ou melhor: às vezes, é uma verdadeira dor de cabeça. Há casos em que ninguém se entende, não se chega a um consenso e a mesa de reunião vira palco de disputas de poder. Mas isso só acontece quando as pessoas estão mais preocupadas em desempenhar um papel do que em se aprimorar com o trabalho em equipe.
Independentemente das diferenças de formação, qualificação, experiência e personalidade de cada um, as pessoas que participam de um trabalho conjunto encontram problemas quando assumem um entre dois papéis possíveis: um é o de quem age como se soubesse de tudo; outro é o de quem age como se não soubesse de nada. Acha que estou exagerando? Que estou simplificando demais? Vamos em frente e você me dirá se não é exatamente isso que acontece.
Os que agem como se soubessem de tudo têm opiniões formadas na ponta da língua. Confiantes com sua vasta experiência, identificam as causas de um problema num piscar de olhos. Têm ainda mais facilidade para propor soluções para as coisas, dar palpites na forma de trabalhar dos outros e apontar aquilo que não vai dar certo. "Deixa comigo", "já fiz isso milhões de vezes" e "é assim que funciona" são as frases preferidas de quem exerce esse papel. Ah, tem esta aqui também: "Eu não disse?"
Os que agem como
...