MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Projeto de pesquisa: MOTIVAÇÃO NO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carlos83 • 4/6/2014 • Projeto de pesquisa • 802 Palavras (4 Páginas) • 415 Visualizações
FACULDADES INTEGRADA RUI BARBOSA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-TURMA B
CARLOS EDUARDO FERREIRA COSTA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
ANDRADINA
2014
CARLOS EDUARDO FERREIRA COSTA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Trabalho apresentado na disciplina
Metodologia Científica como requisito
Parcial de avaliação
Prof. Daniel
ANDRADINA
2014
Motivação no trabalho
Segundo Kury (2002, p. 468 e 521), “... liderança é a função de líder, direção e comando, e motivação, entre várias definições, é o ato ou efeito de motivar, interesse espontâneo ou estimulado por determinado assunto...” Então, liderança e motivação constituem-se de ações para liderar pessoas em busca de benefícios para o próprio indivíduo e para o grupo no qual esse membro está inserido.
Vários estudiosos construíram teorias para explicar o fator fundamental que faz as pessoas adotarem atitudes, pensar, agir e buscar seus objetivos ou metas, resultando em diversas teorias sobre a motivação. Esta, no contexto estudado, de acordo com Antunes (1996, p. 425) “se refere ao estado em que o trabalhador se sente com disposição ou vontade para trabalhar produtivamente”. Para que isto ocorra, a motivação no trabalho precisa ser avaliada, levando-se em consideração a autonomia no mesmo, o pagamento, as condições oferecidas, a carga horária e outros fatores.
A motivação humana tem sido uma das principais preocupações e desafios da gestão organizacional moderna, e várias teorias tentam explicar o sentido desta força misteriosa que leva as pessoas a agirem de forma a alcançar seus objetivos. O que anteriormente era apenas um instrumento da área de Recursos Humanos, agora passa a fazer parte da estratégia das empresas.
Através da motivação pessoal, da educação formal e do treinamento, um indivíduo pode utilizar todo o seu potencial de forma mais eficiente, tornando-se um profissional de destaque e realizando seus sonhos e ideais pessoais.
Para Maslow (1968), a motivação humana pode ser estudada a partir de diferentes referenciais, e entre estes pode-se destacar o das necessidades humanas básicas ordenadas, estas, em uma hierarquia de prepotência: necessidades fisiológicas ou de sobrevivência; de segurança; de amor ou estima; de pertença ou de aceitação; de auto-realização. As três primeiras são consideradas necessidades de carência e tendem a ser episódicas e ascendentes, enquanto as duas últimas são de crescimento e se encontram em desenvolvimento contínuo, em constante progressão.
A motivação dos seres humanos e a qualidade de vida no trabalho apresentam os desafios enfrentados por uma administração moderna a fim de alcançar objetivos que possam satisfazer essas necessidades. A partir do momento em que a preocupação com o bem-estar das pessoas ganha espaço nas organizações, é possível conseguir melhores resultados na busca de um ambiente de trabalho adequado para o desenvolvimento das atividades profissionais.
...