TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

⦁ Macroeconomia E Microeconomia

Artigos Científicos: ⦁ Macroeconomia E Microeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema de Ensino Presencial Conectado

nome do cursO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Microeconomia; Métodos Quantitativos; Ética; política e sociedade; Seminário.

Orientador: Professores

2013

⦁ INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo enfatizar de maneira clara e pratica as ideias relacionadas na administração, trazendo os assuntos relacionados sobre macroeconomia e microeconomia considerando assim suas diferencias e semelhanças. Conhecendo os métodos quantitativos podendo desta maneira aprofundar os conhecimentos na gestão empresarial. Podemos ver o conceito da ética empresarial que esta emoldurada em nosso contexto sobre o sistema empresarial mantendo o sistema empresarial alusivo ao estimulo de consumo. Mostrando o excesso de consumismo da população em sua grande maioria estimulado pelos próprios fabricantes.

⦁ Macroeconomia e microeconomia

A economia tem como conceito ser: Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos. Propondo soluções para as dificuldades existentes em sua época vigente. Muitas vezes dividida em dois pontos de vista, microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia avalia as interações dos agentes econômicos no mercado com o principio organizador do comportamento racional, definindo as melhores escolhas, realizadas por cada pessoa para q assim possa obter seus resultados desejados.

A macroeconomia tem um modelo fundamentado na microeconomia, permitindo o entendimento da politica monetária deste modo podemos notar qualquer tipo de instabilidade. Alguns motivos para tal instabilidade são a inflação, taxa de juros e taxas de cambio.

Inflação representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

⦁ Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial

Este método é composto por três colunas: Medidas descritivas, números-índices e deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As medidas descritivas mostram um conjunto de dados de forma organizada e resumida, utilizando as suas estatísticas. Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses aglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Já as medidas de dispersão descrevem os dados que se refere ao grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

E as técnicas de amostragem probabilísticas são classificadas como aleatória simples: quando todos os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra. Aleatória estratificada: ocorre quando uma separação da população é feita em extratos com comportamento homogêneo, só se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo. Aleatório por conglomerado: acontece quando divide a amostra em subgrupos heterogêneos, isso porque não há critérios de separação do grupo. E amostragem sistemática: que utiliza o primeiro elemento para realizar as próximas seleções por meio de um critério sistemático, até se obter o número de elementos almejados.

Outro componente dos métodos quantitativos é o número-índice. São indicadores de um comportamento ou tendência de uma ou mais variáveis de um fenômeno. Podendo ser simples quando houver uma única

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com