Manual ID
Por: murilohso • 11/11/2015 • Relatório de pesquisa • 2.788 Palavras (12 Páginas) • 238 Visualizações
Sumário
3.1 Definições de posicionamento e do Target da campanha
Target:
3.2 Definições de Concorrência e Análise SWOT da Concorrência
Edu de Lucca 22
Otavio Pillar 92
Sarah Salles
Mingotti 94
Pedro Dantas 30
3.3 Objetivos de Marketing e Comunicação
3.4 Estratégias de Marketing e Plano de Ação
Referência Bibliográfica 14
3.1 Definições de posicionamento e do Target da campanha
O Posicionamento de uma campanha política tem muita importância para que o público alvo analisado contribua para uma melhor execução do trabalho a ser realizado e para que o objetivo sugira a ideia de assumir um espaço e um posicionamento eficaz na percepção dos eleitores, potencializando um crescimento e tornando sua candidatura competitiva perante os seus concorrentes; o posicionamento é composto por três fatores, sendo eles: Foco, Imagens e Propostas.
O foco é determinado pelos segmentos, onde a campanha terá um norte pra ser realizado de forma concreta e eficiente, por isso de forma convincente o eleitor é quem irá escolher seu político e seu partido a ser votado.
As propostas e as imagens transmitidas pelo candidato é também um diferencial no posicionamento da campanha, pois através de suas mensagens sua imagem e suas promessas é que o eleitor se identificará e posteriormente votará naquele que mais se identificou e observou suas necessidades.
Com essa base do posicionamento e o resultado da pesquisa aplicada, pode-se então dar continuidade na análise. Sendo assim primeiramente será identificado onde será o foco principal do nosso trabalho.
Nos resultados da pesquisa realizada foi identificado que a maior parte da população jundiaiense não frequenta espaços culturais na região, por terem dificuldade de acesso à cultura, e não por falta de opção tão pouco pela não diversidade.
Grande parte do publico entrevistado possui o perfil conservador, pois os lugares mais frequentados são Parque da Cidade e Parque da Uva, e a preferência de eventos é por shows e eventos musicais que são oferecidos na região.
Sendo assim o foco será em um posicionamento diferente nos meios de comunicação, que levará para o eleitor todas as informações e proposta do nosso candidato, atribuindo assim, aproximação e uma maior intimidade com público.
Trabalharemos nos bairros, visitando cada bairro da cidade de Jundiaí para que seja entendida a real necessidade de cada lugar, se espera saber o que as pessoas pensam sobre implantar cultura naquelas regiões, o que realmente eles precisam, explorando os próprios espaços culturais de cada local para divulgar a campanha.
O próprio candidato fará visitas nos bairro, tendo diretamente contato com os moradores, buscando uma maior aproximação com a população, na intenção de entender mais profundamente as necessidades e desejos, e com isso também passando confiança, e credibilidade, esta aproximação com a população também fara a menção de ser um candidato do povo.
Faremos também reuniões com líderes comunitários, para sejam apresentadas as nossas propostas, e saber um pouco mais sobre a realidade que cada bairro vivencia.
Através desta estratégia, estaremos bem mais preparados e a frente dos concorrentes.
Nossa diferencial estará no fato de nos apresentar em bairros que tem uma maior carência de informação, divulgando nossas propostas culturais de forma assertivas para toda parte da população, apos ter sido identificado que grande parte dos entrevistados não frequentam espaços culturais, com isto iremos levar cultura para essas pessoas, levando informações importantes enfatizando que a cultura faz parte de nossas raízes e que praticá-la é tão importante como fazer parte dela.
Nas escolas de ensinos públicos e privadas serão distribuídos folhetos informativos sobre eventos culturais e espaços disponíveis para visitas na região.
Identificamos também que nossos maiores concorrentes são a saúde e a educação, porém trabalharemos com ações que possibilitam essa parte da população a ter mais conhecimento da importância da cultura, trazendo a elas uma maior facilidade de acesso: implantando ações nos bairros da cidade a fim de levar cultura pra mais perto da realidade de cada família, com divulgação através de meios mais populares e convincentes.
Target:
O Publico focal, em que iremos trabalhar são de classe C, defino por meio de uma analise geral da pesquisa aplicada em bairros da cidade de Jundiaí, sendo eles Vila Arens, Malota, Ivoturucaia, Colônia, Vila Alvorada, Retiro, Vila Rami, Jardim Copacabana, Vila Maringá, Vila Rio Branco, Parque dos Ipês, Vila Cristo, Centro, Vila Nambi, Agapeama. Que teve como objetivo extrair informações da população sobre as características e as relevâncias da cultura da região.
Com base nesta análise, buscamos posicionar nossa campanha para essa classe social devido a grande carência que essa parte da população possui por falta de condições de acesso a cultura, visto que esta parcela da população considera a cultura da cidade um alto custo.
Através dos resultados de nossas pesquisas percebemos que essa parcela da sociedade tem muita carência de cultura, mais da metade de nossos entrevistados avaliam que a cidade de Jundiaí tem um lado cultural muito bom, porém 79% não frequentam os espaços culturais da região por não considerarem de fácil acesso, além de relatarem a falta de opção e o custo.
Assim focaremos neste Target a fim de trazer para seus bairros a cultura para todos.
Para incentivar essa parte da população e acabar de vez com essa carência, trabalharemos todos estes pontos, incentivando essa parte da população através de uma comunicação assertiva, abrangendo primeiramente o macro ambiente da cidade e por fim segmentando nesse publico para uma campanha eficiente.
...