Marketing Pessoal
Trabalho Escolar: Marketing Pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vicenteigor • 25/4/2014 • 3.345 Palavras (14 Páginas) • 454 Visualizações
É comum as pessoas quererem resultados diferentes e melhores em sua vida, mas não conseguem fazer essas coisas acontecerem , ligam um certo piloto automático e inconscientemente seguem seu caminho, sem perceber que é preciso fazer acontecer para merecer o resultado esperado.
Histórias de Sucesso – São encontradas por toda a parte: jornais, revistas televisão e internet nos bombardeiam com relatos de pessoas que superaram obstáculos e venceram desafios até prosperarem nas suas vidas particulares e profissionais.
Figura : sorte
O primeiro pensamento que nos vem à cabeça é que essas pessoas tiveram muita sorte de estar no lugar certo, na hora certa; sorte de ter feito aquele curso de espanhol que na época nem parecia ser tão importante; de conhecer alguém influente que facilitou o acesso ao gerente de RH daquela cobiçada multinacional e assim por diante.
Figura :
Um olhar mais criterioso, reconhece que sorte não é suficiente para se obter êxito. Sorte não é uma ferramenta com a qual podemos contar sistematicamente, pois ora a temos, ora não a temos. Com mais atenção observamos que palavras como determinação, disciplina e perseverança, somadas ao estabelecimento de prioridades e à capacidade de transformar adversidades em oportunidades, estão por trás de muitos casos de triunfo pessoal e profissional.
Figura.... ações planejadas, mercado mapeado, análise dos concorrentes, pontos fortes e pontos fracos avaliados, objetivos estabelecidos, riscos e resultados calculados, estratégia formulada e implementada..
Figura : Eu não sou uma empresa! De fato vc não é mas...
Ex. Quando você atende bem não só está agregando valores para sua empresa ; está demonstrando o quanto sua empresa foi eficaz ao contratar você , está refletindo o seu talento para um público bem maior
Diversos princípios e conceitos mercadológicos podem ser readequados e aplicados ao desenvolvimento individual de cada um de nós por meio da adoção de uma estratégia de marketing pessoal.
Devemos entender o marketing pessoal como um conjunto de ações planejadas que facilitam a obtenção do pessoal e profissional, seja para conquistar uma nova posição no mercado de trabalho, seja para manter sua posição atual. (CONCEITO)
Essas ações compreendem não só a divulgação de uma melhor imagem de nós mesmos, como também o aprimoramento de nossas deficiências e o investimento em nossas qualidades. Todas as ações são interligadas e Convergem para um só produto:
você! Figura
Clip Amante Profissional
Ele desenvolveu um marketing vocês notaram:
Porque eu devo desenvolver um plano de marketing?
Para adquirir reconhecimento e promoção esperados por um trabalho bem executado;
Porque novas oportunidades de trabalho são geradas com um plano de marketing bem elaborado;
Porque você está competindo com profissionais que já estão colocando o plano de marketing pessoal deles;
Porque visibilidade pessoal é um fator fundamental para desenvolver a sua carreira; e
Porque quem gerencia a sua carreira é você e não a empresa para qual você trabalha.
Figura....
PILARES DE SUSTENTAÇÃO DO MARKETING PESSOAL;
Figura: tripé (aspirações, mercado e formação)
Tome as rédeas do seu futuro
Tudo o que fazemos publicamente contribui para a construção da nossa marca.
Qualquer pessoa que nos observa deve ser considerada um multiplicadora em potencial das impressões que causamos boas ou ruins. Nada do que fazemos passa por despercebido. A percepção dos outros sobre nós, tornar-se a realidade para eles.
Necessário se faz avaliarmos a imagem que está associada à dos marca que possuímos.
Existe uma grande diferença o que acreditamos ser e o que é percebido pelas outras pessoas – dito popular “não basta ser, é preciso parecer”. Isso é possível após uma análise autêntica dos nossos pontos fracos.
Nesta etapa devemos estar concentrados em responder questionamentos como:
• O que eu represento para as outras pessoas corresponde àquilo que tenho como ideal?
• A impressão que deixo nas pessoas é positiva ou negativa?
• O que as pessoas vêem de notável em mim é real ou é apenas percepção delas?
• Quais são os meus pontos fracos que requerem aperfeiçoamento?
• O que me torna diferente dos demais (pontos fortes)?
• Quais palavras eu gostaria que me descrevessem?
• O que devo fazer para que as pessoas me percebam como diferente dos demais?
• O que as pessoas sentem ao me ver?
Diversas respostas dependem de consulta a amigos, clientes, colegas de trabalho os quais nos ajudarão nessa fase de avaliação de nossa imagem.
História – menino jardineiro....
Branding = construção de uma marca
O objetivo do branding é formar uma imagem na mente do consumidor sobre os serviços e/ou produtos oferecidos.
O que é a nossa marca pessoal? É a impressão e o sentimento que despertamos nos ambientes que interagimos.
Se desejamos que a nossa marca pessoal desperte uma imagem positiva, devemos corrigir as eventuais distorções que identificamos como os outros nos vêem.
A idéia central é construirmos uma marca que nos diferencie dos demais perante o público alvo.
A diferenciação pode surgir de muitos aspectos, como a maneira como nos comunicamos, o serviço que oferecemos ou os atributos que associamos à nossa marca.
Seria muito bom que a impressão que causamos fosse determinada tão somente pelas nossas competências, habilidade e experiências. Infelizmente, a maneira como demonstramos é de importância vital na avaliação inicial.
“ A primeira impressão é que fica”.
...