TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Pessoal

Por:   •  13/9/2015  •  Seminário  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre o Marketing Pessoal, que visa explicar e citar informações relevantes sobre esta importante ferramenta que deve ser usada para ser um profissional de sucesso. O mesmo foi desenvolvido através de pesquisas e estudos bibliográficos em livros e sites da internet. Após as leituras, verificamos os pontos importantes sobre o tema e separamos para que fossem expostos neste trabalho: o que significa o Marketing Pessoal, dicas importantes, quais as tendências do mercado, como utilizar esta ferramenta e seus benefícios.

Para Fachin (2006, p 119), “a pesquisa bibliográfica é, por excelência, uma fonte inesgotável de informações, pois auxilia na atividade intelectual e contribui para o conhecimento cultural em todas as formas do saber.”


Nos dias atuais, apenas ter a formação em uma boa universidade não é mais a garantia de ingresso e estabilidade num bom emprego. O mercado empregatício exige cada vez mais de seus profissionais tanto na formação quanto na apresentação. É necessário ter um diferencial que demonstre outros valores e qualidades mediante as diversas situações que podem surgir. Considerando que cada pessoa possui habilidades e competências diferentes umas das outras, as empresas procuram o diferencial entre elas. E é ai que o Marketing Pessoal entra. Comunicação, comportamento, comprometimento, ética, são uns dos quesitos considerados pela empresa. Mas não é uma tarefa tão simples assim, pois envolve auto conhecimento, controle emocional, disciplina e as atitidudes de um marketing pessoal devem ser quase cotidianos. fazer Markting Pessoal é você se vender, oferecer aquilo que você possui de melhor, sem exageros e mentiras.

QUAL É O SIGNIFICADO DE MARKETING PESSOAL?

Segundo o dicionário de português on-line  Michaelis:

marketing
mar.ke.ting
(márqueting) sm (ingl) Propag 1 Comercialização. 2 Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. 3 Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor.

pessoal
pes.so.al
adj m+f (pessoa+al3) 1 Pertencente ou relativo à pessoa. 2 Que é próprio e particular de cada pessoa. 3 Exclusivo de certa pessoa; individual. 4 Gram Diz-se dos pronomes que representam as pessoas gramaticais. sup abs sint: pessoalíssimo e personalíssimo. sm 1 Conjunto das pessoas que trabalham num serviço ou num estabelecimento. 2 Conjunto de indivíduos reunidos por qualquer motivo. 3 O povo, a gente.

No contexto que iremos abordar, consideraremos marketing como comercialização e pessoal, que é próprio e particular de cada pessoa. Juntando as duas palavras, Comercialização Pessoal, entendemos que, seria uma comercialização de nós mesmos. E o que queremos vender? Eis a função do tema: aquilo que nós possuímos de melhor: nossas qualidades, habilidades, experiências e competências.

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DO MARKETING PESSOAL

Conceito: Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing, 2006).

Não há uma data exata de quando o Marketing surgiu, mas Donato (2009), cita que em meados do século XVIII, na Inglaterra, após a Revolução Industrial, cujo período foi a transação do trabalho manual, artesanal, foi substutuído pela mecanização e automatização dos produtos. Viu-se ainda naquela época, que não havia disputas até mesmo porque a concorrência era quase inexistente. O consumidor era praticamente obrigado a comprar aquilo por falta de opção. Somente muitos anos depois, com o crescimento de novas indústrias, novos produtos e opções de escolha de modelos, surgiu a necessidade de observar a diferenciação entre eles. Quem oferecesse maiores benefícios e satisfação ao cliente seria destacado.

Entendemos então, que o tema, ao longo dos anos, foi se aprimorando, tomando forma até chegarmos ao que conhecemos hoje.

PARA QUE SERVE O MARKETING PESSOAL?

O Marketing Pessoal nada mais serve para o seu próprio benefício. É você fazendo a sua propaganda, informando suas habilidades, competências, qualidades e especialidades. Usado de forma adequada, é uma excelente ferramenta de sucesso.

Segundo Mello (2006), o Marketing Pessoal é composto de cinco ferramentas básicas que apresentam, quando utilizadas juntas, resultados muito positivos: embalagem do produto (é a aparência da pessoa); higiene pessoal; conteúdo (competência, caráter, honestidade, fidelidade); postura física (credibilidade) e comunicação.

Juntando todas essas características, podemos perceber que à partir das nossas ações rotineiras, cotidianas é que são formadas.Através da excelência naquilo que fazemos, no nosso modo de pensar e agir é que construímos o nosso marketing. É como se fossemos uma marca: nós planejamos e desenvolvemos aquilos que temos que melhor.

COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING PESSOAL?

É simples porém requer disciplina, pois não deve ser superficial. Deve partir de dentro para fora, de modo que acabe fazendo parte da pessoa que é. É o esforço diário no modo de se comportar, pensar e agir. Simples atitudes como gentileza, respeito, comprometimento com si e para com os outros, pontualidade, lealdade, cuidado na aparência fazem parte do plano. Neste trabalho, iremos apresentar os principais tópicos num plano de marketing pessoal.

  1. Invista em sua aparência

A primeira análise que fazemos de um produto novo ou de uma pessoa desconhecida é à partir de sua aparência. Independentemente do conteúdo ser bom ou não, já estamos fazendo um pré-julgamento, e isso pode ser a diferença entre uma oportunidade que se abre ou que se fecha. Por este motive, devemos caprichar em nosso visual, pois ele é responsável pela primeira impressão que criará uma predisposição favorável ou não em nossos contatos pessoais.

  1.  Valoriza sua pessoa (aprenda a encantar as pessoas)

É preciso atingir o lado emocional das pessoas, é importante que elas gostem de você, que seja sempre bem-vindo em qualquer ambiente que frequentar. Pratique os 4 “agás” de um profissional de sucesso: o humor, a honestidade, a habilidade e a humildade. E se gostarem de se relacionar com você, vão gostar de fazer negócios com você.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com