Marketing Pessoal
Por: Juju Hirashike • 13/9/2015 • Seminário • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 269 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre o Marketing Pessoal, que visa explicar e citar informações relevantes sobre esta importante ferramenta que deve ser usada para ser um profissional de sucesso. O mesmo foi desenvolvido através de pesquisas e estudos bibliográficos em livros e sites da internet. Após as leituras, verificamos os pontos importantes sobre o tema e separamos para que fossem expostos neste trabalho: o que significa o Marketing Pessoal, dicas importantes, quais as tendências do mercado, como utilizar esta ferramenta e seus benefícios.
Para Fachin (2006, p 119), “a pesquisa bibliográfica é, por excelência, uma fonte inesgotável de informações, pois auxilia na atividade intelectual e contribui para o conhecimento cultural em todas as formas do saber.”
Nos dias atuais, apenas ter a formação em uma boa universidade não é mais a garantia de ingresso e estabilidade num bom emprego. O mercado empregatício exige cada vez mais de seus profissionais tanto na formação quanto na apresentação. É necessário ter um diferencial que demonstre outros valores e qualidades mediante as diversas situações que podem surgir. Considerando que cada pessoa possui habilidades e competências diferentes umas das outras, as empresas procuram o diferencial entre elas. E é ai que o Marketing Pessoal entra. Comunicação, comportamento, comprometimento, ética, são uns dos quesitos considerados pela empresa. Mas não é uma tarefa tão simples assim, pois envolve auto conhecimento, controle emocional, disciplina e as atitidudes de um marketing pessoal devem ser quase cotidianos. fazer Markting Pessoal é você se vender, oferecer aquilo que você possui de melhor, sem exageros e mentiras.
QUAL É O SIGNIFICADO DE MARKETING PESSOAL?
Segundo o dicionário de português on-line Michaelis:
marketing
mar.ke.ting
(márqueting) sm (ingl) Propag 1 Comercialização. 2 Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. 3 Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor.
pessoal
pes.so.al
adj m+f (pessoa+al3) 1 Pertencente ou relativo à pessoa. 2 Que é próprio e particular de cada pessoa. 3 Exclusivo de certa pessoa; individual. 4 Gram Diz-se dos pronomes que representam as pessoas gramaticais. sup abs sint: pessoalíssimo e personalíssimo. sm 1 Conjunto das pessoas que trabalham num serviço ou num estabelecimento. 2 Conjunto de indivíduos reunidos por qualquer motivo. 3 O povo, a gente.
No contexto que iremos abordar, consideraremos marketing como comercialização e pessoal, que é próprio e particular de cada pessoa. Juntando as duas palavras, Comercialização Pessoal, entendemos que, seria uma comercialização de nós mesmos. E o que queremos vender? Eis a função do tema: aquilo que nós possuímos de melhor: nossas qualidades, habilidades, experiências e competências.
ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DO MARKETING PESSOAL
Conceito: Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing, 2006).
Não há uma data exata de quando o Marketing surgiu, mas Donato (2009), cita que em meados do século XVIII, na Inglaterra, após a Revolução Industrial, cujo período foi a transação do trabalho manual, artesanal, foi substutuído pela mecanização e automatização dos produtos. Viu-se ainda naquela época, que não havia disputas até mesmo porque a concorrência era quase inexistente. O consumidor era praticamente obrigado a comprar aquilo por falta de opção. Somente muitos anos depois, com o crescimento de novas indústrias, novos produtos e opções de escolha de modelos, surgiu a necessidade de observar a diferenciação entre eles. Quem oferecesse maiores benefícios e satisfação ao cliente seria destacado.
Entendemos então, que o tema, ao longo dos anos, foi se aprimorando, tomando forma até chegarmos ao que conhecemos hoje.
PARA QUE SERVE O MARKETING PESSOAL?
O Marketing Pessoal nada mais serve para o seu próprio benefício. É você fazendo a sua propaganda, informando suas habilidades, competências, qualidades e especialidades. Usado de forma adequada, é uma excelente ferramenta de sucesso.
Segundo Mello (2006), o Marketing Pessoal é composto de cinco ferramentas básicas que apresentam, quando utilizadas juntas, resultados muito positivos: embalagem do produto (é a aparência da pessoa); higiene pessoal; conteúdo (competência, caráter, honestidade, fidelidade); postura física (credibilidade) e comunicação.
Juntando todas essas características, podemos perceber que à partir das nossas ações rotineiras, cotidianas é que são formadas.Através da excelência naquilo que fazemos, no nosso modo de pensar e agir é que construímos o nosso marketing. É como se fossemos uma marca: nós planejamos e desenvolvemos aquilos que temos que melhor.
COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING PESSOAL?
É simples porém requer disciplina, pois não deve ser superficial. Deve partir de dentro para fora, de modo que acabe fazendo parte da pessoa que é. É o esforço diário no modo de se comportar, pensar e agir. Simples atitudes como gentileza, respeito, comprometimento com si e para com os outros, pontualidade, lealdade, cuidado na aparência fazem parte do plano. Neste trabalho, iremos apresentar os principais tópicos num plano de marketing pessoal.
- Invista em sua aparência
A primeira análise que fazemos de um produto novo ou de uma pessoa desconhecida é à partir de sua aparência. Independentemente do conteúdo ser bom ou não, já estamos fazendo um pré-julgamento, e isso pode ser a diferença entre uma oportunidade que se abre ou que se fecha. Por este motive, devemos caprichar em nosso visual, pois ele é responsável pela primeira impressão que criará uma predisposição favorável ou não em nossos contatos pessoais.
- Valoriza sua pessoa (aprenda a encantar as pessoas)
É preciso atingir o lado emocional das pessoas, é importante que elas gostem de você, que seja sempre bem-vindo em qualquer ambiente que frequentar. Pratique os 4 “agás” de um profissional de sucesso: o humor, a honestidade, a habilidade e a humildade. E se gostarem de se relacionar com você, vão gostar de fazer negócios com você.
...