Marketing de rede
Tese: Marketing de rede. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kapper9 • 13/11/2013 • Tese • 2.269 Palavras (10 Páginas) • 471 Visualizações
O que é Marketing de Rede?
É uma forma relativamente nova e muito criativa de comercialização de produtos e serviços em alta escala. Para facilitar a explicação, vejamos primeiro como funciona o marketing tradicional:
PRODUTOR -> DISTRIBUIDOR -> ATACADISTA -> VAREJISTA -> CONSUMIDOR
Este sistema, além dos custos de estrutura física, pessoal, transporte, perdas, propaganda e outros, tem grande dificuldade de conquistar e manter a fidelidade do consumidor. Com o Marketing de Rede foi possível eliminar os intermediários e unir as duas pontas:
A novidade do Marketing de Rede é que a venda não é feita de maneira tradicional, mas através do processo de experimentar > gostar > indicar para outras pessoas, criando um vinculo entre quem indica e quem passa a informação adiante, formando uma grande teia de consumidores > distribuidores independentes. A propaganda é feita na base do boca-a-boca.
Alguns empresários de grande visão e coragem optaram por este caminho e acabaram trilhando o que viria a se tornar a grande tendência na comercialização e distribuição de bens e serviços e assim nasceu o Marketing de Rede (Network Marketing), também conhecido por Marketing Multinível (Multi-level Marketing), por Distribuição interativa e por outros nomes. As empresas que operam com Marketing de Rede fizeram uma opção interessante: "ao invés de ter consumidores, vamos ter sócios".
Como funciona o Marketing de Rede?
O MK Rede funciona basicamente da seguinte maneira: você entra associando-se a uma companhia, passa a adquirir os produtos desta companhia a preço de atacado e divulga a idéia a outras pessoas para que façam o mesmo.
Assim, o trabalho principal do empreendedor de MK Rede consiste em divulgar a idéia para que outras pessoas façam o mesmo, com isso, construir uma rede de consumidores > distribuidores exatamente como ele mesmo é - um consumidor > distribuidor.
Como se ganha dinheiro no MK Rede?
Ao optar pelo MK Rede como canal de comercialização de seus produtos e unir o produtor ao consumidor, a companhia suprime uma soma enorme em custos do processo de distribuição. Uma parte desta "economia" a companhia reserva para remunerar os seus consumidores > distribuidores. Esta parcela corresponde a no mínimo 30% do faturamento.
Ao construir o seu negócio de MK Rede, a pessoa desenvolve uma teia de consumidores > distribuidores, os quais farão as mesmas coisas que ela: consumindo, divulgando, aprendendo e ensinando. A teia que se forma a partir de cada distribuidor constitui a sua organização e sobre o consumo da sua organização ele ganha comissões pagas pela empresa a qual estão vinculados. Supondo, por exemplo, que você patrocine 04 pessoas, que também patrocinem 04 pessoas e cada uma dessas patrocinem mais 04, a sua rede terá até esse momento 85 pessoas, incluindo você. Veja a conta:
Você 4 Total
Seus 4 4 16
Seus 16 4 64
Seus 64 4 256
Total Geral 341
* Considerando uma matriz de 4 pessoas
Se cada um comprar, para consumo próprio e eventual revenda, R$ 100,00 em produtos, o volume total da sua rede será de R$ 34.100,00. Sobre este volume você vai receber uma porcentagem como comissões.
Com o tempo você poderá montar uma organização muito grande, que movimentará milhões de reais, permitindo-lhe ganhar mais do que muitos grandes empresários dos negócios tradicionais. Isto não é só uma possibilidade teórica: você já conta com milhares de pessoas no Brasil e milhões no mundo que ganharam e ganham bastante dinheiro com este negócio, trabalhando da maneira que expusemos.
O mais interessante, porém, vem agora: depois que a sua organização atinge um certo porte, ela adquire vida própria, pois cada consumidor-distribuidor ativo da sua organização estará fazendo o mesmo que você e tratando de construir as suas próprias organizações e isto não tem fim. A partir de um certo ponto, você pode tirar três meses de férias, viajar pelo mundo e quando voltar, constatar que a sua rede cresceu e sua conta bancária engordou. Isto acontece porque as pessoas não ficarão esperando você voltar para elas trabalharem, pois estão construindo o negócio próprio delas. Isto ainda não é tudo: nas companhias sérias de Marketing de Rede, a organização que você formou e também a conseqüente renda, tornam-se um patrimônio vitalício seu. É como um direito autoral sobre uma obra que você criou - você não o perde nunca mais. Isto significa poder aposentar-se de fato, livre de preocupações com dinheiro. E isto pode ser conquistado num prazo de aproximadamente cinco anos !
Como é assegurado o crédito de cada participante
Como você já viu, o ingresso no Marketing de Rede acontece quando você se associa, a uma companhia que utiliza este processo de comercialização. Você também já notou que só se pode entrar através de uma pessoa já formalmente associada. Esta pessoa será o seu Patrocinador, assim como você será o Patrocinador das pessoas que entrarem por sua indicação.
Ao ingressar você assina um contrato com um número de cadastro e no qual vai constar o número de cadastro do seu Patrocinador. Nos contratos das pessoas que você indicar, constará o seu número de cadastro. Esse vínculo entre patrocinado e patrocinador ficará registrada no sistema de dados da companhia, de modo que toda vez que alguém da sua rede adquirir algum produto ou serviço, você terá automaticamente o crédito correspondente à comissão que a empresa lhe pagará.
Marketing de Rede x Emprego e Negócios Tradicionais
Veja, no quadro a seguir, porque o Marketing de Rede é a grande tendência em matéria de fonte de renda:
Emprego Negócio Próprio Marketing de Rede
Conhecimento técnico prévio Exigido Exigido Não Exigido
Capital de giro Não Exigido Exigido Não Exigido
Tempo de dedicação Integral Integral Horas Vagas
Riscos Permanentes Permanentes Inexistentes
Horas trabalhadas até poder parar 80.000 (1) 80.000 (1) 3.750 (2)
Resultados financeiros ao parar Ganho da aposentadoria Indeterminado Sem limite (3)
...