TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Ensaios: Mercado Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Mercado financeiro

A inflação não é a perda do poder de compra, isso é uma consequência que ela gera. A inflação é o aumento dos preços.

O processo inflacionário faz com que a empresa perca lucro. Para a grande maioria dos produtos o preço aumenta a demanda cai, a não ser que seja um bem de uso essencial. A demanda diminuindo, diminui o faturamento da empresa.

O problema da inflação é resolvido pelo governo, a partir das políticas anti-inflacionárias que são as políticas de combate a inflação. A política clássica do combate a inflação é o aumento da taxa de juros. Como a taxa de juros representa o valor que você paga ou recebe pela moeda. Vamos considerar primeiro pagando, qualquer empréstimo que você vá fazer você já vai procurar reduzir. As pessoas fazem empréstimos porém as empresas fazem muito mais empréstimos que as pessoas.

Um administrador quer investir mais na sua empresa para que ela produza mais. Caso a taxa de juros aumente para combater a inflação ficará mais difícil para esse administrador obter recursos junto ao sistema financeiro, pois a moeda ficou mais cara. Esse é o primeiro efeito do aumento da taxa de juros.

Então existe uma redução no consumo por parte do investidor (crédito para comprar máquinas e equipamentos, pois os empresários não estão pegando crédito devido ao aumento na taxa de juros que faz com que sua demanda seja reduzida) e o consumidor reduz a demanda que acaba levando a uma queda no investimento produtivo.

Por outro lado se a taxa de juros está elevada o que fazer com o dinheiro? Investir de maneira especulativa.

Então, com a taxa de juros alta o investimento produtivo cai e o especulativo aumenta.

Investir em especulativo é mais fácil que investir em produtivo pois é apenas ir a um banco e investir em algum ativo financeiro e regata-lo ao final do período, isso é melhor que investir em maquinas e equipamentos (quando a taxa de juros está elevada).

Qualquer política anti-inflacionária baseada na taxa de juros vai ter efeitos negativos na economia. O efeito positivo é a baixa da inflação e o negativo é a baixa no nível de produção, pois quando baixa o nível de produção deduz o nível de emprego.

O segundo efeito é a importação, pois quando se “libera” a importação, faz com que abra maior oferta de mercadorias na nossa economia. Maior oferta, maior concorrência, a tendência é que os preços caiam. Outro exemplo de política anti-inflacionária é a taxa de depósito compulsório é um determinado percentual que os bancos são obrigados a recolher ao banco central para que se houver algum problema no sistema financeiro o banco central tenha como socorrer esse sistema. Essa é a primeira função, porém viu-se que podia fazer uma política anti-inflacionária com isso. Pois se aumentar a taxa de depósito compulsório, recolhesse mais dinheiro da economia, então sobra menos dinheiro para empréstimo e com isso a taxa de juros sobe, a demanda diminui, o comerciante e o produtor baixam os preços para continuar vendendo e retornar a sua demanda e assim o governo consegue por um tempo baixar a inflação.

Outro elemento é o controle do crédito. O governo determina que um setor não vai vender sua mercadoria em 100 anos, no máximo em 5 anos, ora o preço da mercadoria não mudou então o que aconteceu com o preço da prestação? Fica mais alto, pois agora vai ser preciso pagar todo aquele valor em menos tempo e isso vai fazer com que muitas pessoas não possam consumir, então a demanda diminui. Com a queda na demanda, diminui também o lucro, então essa é uma medida ortodoxa. Já as outras são heterodoxas.

Congelamento de preços, não é necessariamente uma medida que vai diminuir a inflação mas vai congelar. Por que o governo implanta essa medida heterodoxa? Porque dá tempo do próprio governo tomar determinadas medidas para baixar a inflação, então ele congela os preços para que não aumente nem diminua.

A taxa de juros guarda uma armadilha. Quando ela aumenta as pessoas vão preferir investir em ativos financeiros e existe um ativo financeiro que é um ativo seguro, que por conta disso tem uma rentabilidade pequena que é a caderneta de poupança. A caderneta de poupança tem um calculo para sua rentabilidade que não incorpora totalmente a taxa de juros, existe um outro ativo financeiro muito mais interessante que são os chamados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com