TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Pesquisas Acadêmicas: Mercado Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que representa o Sistema Financeiro Nacional?

O Sistema Financeiro Nacional representa um conjunto de instituições, órgãos e afins que controlam, fiscalizam e fazem as medidas que dizem respeito à circulação da moeda e de crédito dentro do país.

2) Sabe-se que o sistema Financeiro Nacional divide-se em dois subsistemas: o normativo e o de intermediação. Como são compostos e para que sevem esses subsistemas?

Normativo: Formado por instituições que estabelecem as regras e diretrizes de funcionamento, além de definir os parâmetros para a intermediação financeira e fiscalizar a atuação das instituições operativas. Tem em sua composição: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as Instituições Especiais (Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal).

Intermediação: Em sua composição estão as instituições que atuam na intermediação financeira e tem como função operacionalizar a transferência de recursos entre fornecedores de fundos e os tomadores de recursos, a partir das regras, diretrizes e parâmetros definidos pelo subsistema normativo. Estão nessa categoria as instituições financeiras bancárias e não-bancárias, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), além das instituições não financeiras e auxiliares.

3) Quais são as principais funções do Conselho Monetário Nacional?

Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.

4) Quais são as diferenças entre a SPC e a Susep?

SPC fiscaliza as entidades fechadas de previdência privada ou fundos de pensão. SUSEP, órgãos responsáveis por seguros, entidades de previdência aberta e as sociedades de capitalização.

5) Quais são as principais diferenças entre instituições financeiras bancarias e não bancarias?

Diferenciam-se na forma de captação de seus recursos e na atuação em alguns segmentos do mercado e principalmente na sua denominação, ou melhor, razão social.

As instituições Financeiras são aquelas que atuam como intermediário financeiro. As bancárias são as autorizadas à captação de recursos por meio de depósitos. As não bancárias são aquelas que emprestam com base nos recursos próprios ou por criação de títulos de dívida.

6) Qual é o principal objetivo da Comissão de Valores Mobiliários?

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem a finalidade de disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, aplicando punições àqueles que descumprem as regras estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com