Mercados Financeiros E Monetarios
Monografias: Mercados Financeiros E Monetarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caradeboa_ • 13/10/2013 • 395 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
Mercados Financeiros e Monetários
Capítulo 5
Teoria das Expectativas: taxas de juros de longo prazo são a média geométrica das taxas de curto prazo correntes e previstas para a maturação de um ativo. As taxas esperadas de curto prazo são uma projeção não viesada das taxas futuras. A teoria procura focalizar o comportamento do investidor, atribuindo diferenças de rendimentos oferecidas por ativos de diferentes maturidades às expectativas de mercado, com relação às taxas futuras.
Curva de Juros (yield curve): reúne informação de taxas pagas por um mesmo titulo em diversos prazos.
- Curva de Juros normal: aumento de rendimento, conforme aumenta a maturidade. / - Curva de juros invertida: rendimentos declinam com aumento da maturidade. / curva com lombada: aumento de rendimento para determinado intervalo. / curva flat: rendimento constante.
Interpretação:
Teoria das Expectativas – suposição: curva flat (taxa de curto e longo prazo iguais), expectativas sobre as taxas futuras mudam. Caso o mercado aposte em um aumento das taxas, o comportamento será: OFERTANTES (oferecerão fundos para o CP na expectativa de que futuramente poderão aplicar a uma taxa mais conveniente) e DEMANDANTES (demandarão mais fundos para LP, tentando aproveitar a situação inicial). O aumento da oferta no CP e da demanda no LP transforma a flat em ascendente. Inverso ocorre caso o mercado espere queda na taxa, os investidores procurarão investir em títulos de LP, mas os demandantes de credito preferirão os de CP, e a curva será descendente.
Teoria da Preferência pela Liquidez – a aversão ao risco fundamenta o formato da yield que dependa da liquidez. O investidor ficará mal aplicado caso compre títulos de LP e as taxas subam antes do vencimento. Caso aplique em títulos de CP e as taxas caiam, o investidor perderá juros. A tendência conservadora dos investimentos aumenta a liquidez no CP mais que no LP. Surge então um “prêmio” para os fundos ofertados no LP. Se a curva for horizontal, passará a ser descendente; se for ascendente, aumentará sua inclinação; descendente, fica parecida com uma flat.
Teoria da Segmentação do Mercado – as explicações das teorias anteriores são contestadas a partir da hipótese de que não existe substitubilidade entre mercados de CP e LP. Assim, uma curva ascendente de juros apenas indicaria que no LP a demanda é maior que a oferta, e vice-versa.
Gestão de Risco: processo pelo qual as exposições ao risco são identificadas, mensuradas e controladas.
...