Mesa Redonda
Exames: Mesa Redonda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kellergui • 22/10/2014 • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 390 Visualizações
Mesa Redonda
DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS
A mesa redonda trata-se de uma conversa durante o encontro entre 3 a 5 pessoas. Este encontro é dirigido por um moderador que inicia a discussão, ele dá a palavra à vez, a todos os participantes. A mesa redonda pode ser motivada por um tema de atualidade, que pela sua importância merece um tratamento mais longo e que por isso não pode ser incluído num serviço de noticiário. Pode ser organizado periodicamente (semanal, mensal, etc.).
O nome “mesa redonda” surgiu de uma prática instituída no século cinco por um rei francês. Este, para poder tratar os seus cavaleiros em pé de igualdade nas suas reuniões periódicas, teve a ideia de os fazer sentar à volta de uma mesa redonda. Uma mesa de forma retangular teria sempre lugares
privilegiados. O objetivo da mesa redonda consiste em tratar em profundidade apenas um só tema, com intervenientes nele interessado ou que possam falar sobre ele.
A PREPARAÇÃO DA MESA REDONDA
A preparação é uma etapa importante no processo da produção. Uma emissão bem preparada, é à partida garantia de sucesso. Deve-se atribuir particular atenção aos preparativos, à documentação, à escolha dos participantes, ao plano e às questões que vão ser tratadas.
Os preparativos
São três os preparativos ou preliminares e relacionam-se com o tema, o público-alvo e o objetivo.
- Escolher um tema interessante que suscite o interesse dos intervenientes e dos ouvintes;
- Determinar o que se pretende atingir com a emissão;
- Precisar o objetivo pretendido.
Depois dos preliminares, segue-se a fase da documentação, da escolha dos intervenientes e da elaboração do plano.
Documentar-se
A documentação deve permitir ao moderador inteirar-se dos diferentes aspectos do assunto e das diversas formas de abordagem e tratamento do assunto.
Fazer uma boa escolha dos intervenientes
Serão escolhidos em função da sua suposta capacidade em tratar este ou aquele aspecto do tema. Deve-se diversificar no máximo possível os intervenientes. No caso do debate, seguem-se os mesmos critérios, devendo-se no entanto selecionar participantes que são conhecidos pela sua posição a favor e os que são conhecidos por serem contra. O contato que o moderador irá estabelecer com cada um deles, permitir-lhe-á comprovar se o interlocutor tem as competências requeridas, que está interessado na emissão e que tem disponibilidade para a mesma. O número de participantes deve ser limitado. Se for elevado, a discussão pode tornar-se numa grande confusão e caos. Cinco participantes bem escolhidos, são suficientes para uma mesa redonda com a duração de uma hora. Se se tratar de um debate contraditório, convém que haja um equilíbrio numérico.
Elaborar um plano de emissão
Torna-se indispensável redigir um guia para evitar que o moderador se possa “perder”. O guia deve fazer com que certos aspectos se tornem bem claros:
- a questão de partida;
- os diferentes aspectos a tratar;
- o objetivo visado.
O plano de emissão, elaborado pelo produtor deverá ter um fio condutor em que figurem:
- os diferentes aspectos e a ordem com que eles devem ser abordados;
- o tempo a consagrar a cada aspecto;
- o nome do ou dos intervenientes com os quais será abordado determinado aspecto;
- as perguntas escritas;
- as pontuações musicais e eventuais elementos sonoros (entrevistas ou perguntas de rua)
As perguntas
A animação da mesa redonda e do debate é facilitada, se a pergunta for colocada de uma forma precisa e clara. Isto também facilita a participação dos intervenientes e a compreensão dos ouvintes.
Exemplo: Acha que a poligamia favorece o desenvolvimento
da mulher?
No caso do debate: As mulheres e a poligamia, é a favor ou
contra? As perguntas devem ser bem preparadas e corretamente
colocadas:
- uma ideia por pergunta;
- uma formulação clara (a uma pergunta clara, uma
resposta clara);
- procurar aprofundar as respostas (porquê, como?)
A preparação antes da
...