Micro E Macro Economia
Casos: Micro E Macro Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maylson • 29/10/2013 • 634 Palavras (3 Páginas) • 846 Visualizações
A Economia é o estudo da maneira pela qual a humanidade realiza a tarefa de organizar suas atividades de consumo e produção, a mesma pode ser dividida em: Economia Descritiva, Teoria Econômica e Economia Aplicada. A Teoria Econômica se divide em duas grandes áreas a Microeconomia e Macroeconomia. Este presente trabalho tem como objetivo aborda de forma pratica estes dois temas e falar o conceito, as diferença e semelhanças, curiosidades e exemplos de cada um.
Microeconomia: é um ramo da economia que trata do comportamento individual dos agentes econômicos. Também é denominada como Teoria dos Preços.
Macroeconomia: estuda o comportamento dos grandes agregados e oferece uma visão global dos aspectos que envolvem toda a economia.
Os agentes econômicos são: Famílias, Empresas e o Governo. Portanto na Microeconomia cada um desses agentes são abordados individualmente, enquanto que na Macroeconomia se estudam os aspectos globais que afetam todos os agentes econômicos.
A Microeconomia volta sua atenção ao mercado, onde ocorrem à formação de preços de diversos produtos e serviços, preços ditados pela ação simultânea da oferta e demanda.
A Microeconomia é dividida em três teorias para explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção:
• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.
• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-lo.
• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.
A Microeconomia também estuda as práticas de mercados:
Monopólio
- Quando há no mercado apenas um vendedor, que domina inteiramente o mercado.
- o produto da empresa monopolista não tem substituto próximo. Não há alternativas para os consumidores.
- a entrada de concorrentes no mercado é praticamente impossível.
- tem poder total sobre a formação dos preços.
- os monopólios não têm transparências. Suas operações e transações são uma espécie de caixa preta.
- Um exemplo de monopólio em Caucaia é a empresa Vitória.
Oligopólios
É a forma moderna da grande empresa. Tem as seguintes características:
- É formado por um pequeno grupo de grandes empresas que dominam um ou vários ramos de produção e dividem entre si o mercado.
- Há grandes obstáculos para a entrada de concorrentes
- Quando há
...