TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macro Economia

Monografias: Micro E Macro Economia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

No Brasil, o sistema é considerado flutuante, é comum o governo intervir ofertando ou comprando mais dólares, para manter uma taxa de câmbio que interessa para sua política econômica e, assim, manter o real estável e conter especulações que aumentem outros indicadores econômicos como a inflação. Mesmo assim, o mercado trabalha com dois tipos de cotações: o comercial e o paralelo. Apesar da pequena diferença, o dólar comercial é o usado nas transações comerciais formais, o paralelo é usado para investimento ou transações informais. Cortes de impostos, mudanças na taxa de juros nacional e tarifas de importação podem alterar o valor da moeda de um país.

2.1.1 INFLAÇÃO

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos em um determinado país ou região, durante um período. Em um processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

A inflação é muito ruim para a economia de um país, quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia:

”No ano de 2012 a inflação brasileira foi de 5,84% (IPCA- índice nacional ao consumidor amplo). É importante ressaltar que a meta estabelecida pelo Banco Central Brasileiro é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos”. Ou seja,o aumento da inflação é devido ao aumento nos custos de produção(máquinas,matéria-prima,mão de obra) dos produtos,a demanda por produtos(aumento no consumo)maior do que a capacidade de produção do país e a emissão exagerada e descontrolada da dinheiro por parte do governo.

2.1.1.1 TAXA DE JUROS

Na economia e nas finanças, o conceito de taxa de juros diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças. Trata-se de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

A taxa de juros pode ser fixa (mantém-se estável ou enquanto dura o investimento ou se devolve o empréstimo) ou variável (è atualizada geralmente todos os meses de modo a adaptar-se a inflação, à variação da taxa de câmbio e outras variáveis).

Enquanto os rendimentos da poupança são mínimos a taxa de juros em relação á empréstimos é abusiva, pois, não existe um tabelamento de juros no Brasil, há apenas um teto para o custo dos empréstimos a aposentados.

2.1.1.1.1 TAXA DE CÂMBIO

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos da moeda nacional), No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Um sistema fixo, ou estável, é onde a taxa de câmbio está determinada e é mantida artificialmente pelo governo. A taxa será estável para o dólar de algum outro país, em geral, o dólar americano. A taxa não irá flutuar a cada dia. No Brasil, durante vários anos, esse foi o sistema adotado. O governo tem de trabalhar para manter sua taxa fixa estável. O banco nacional deve contar com grandes reservas de moeda estrangeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com