Micro E Macroeconomia
Trabalho Universitário: Micro E Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianomc • 12/5/2014 • 1.237 Palavras (5 Páginas) • 382 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MICRO E MACROECONOMIA 4
2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 5
2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 7
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Trabalho realizado para agregar assuntos relacionados a micro e macroeconomia entender como alterações nas taxas de juros, câmbio, inflação podem ser muito importantes para o desenvolvimento de uma Empresa. Analisar e entender métodos quantitativos para uma visão mais abrangente da Administração. E por fim analisar como a ética empresarial esta utilizando estratégias para conquistar o cliente e a política que deve ser adotada para a sua manutenção.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 – MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
INFLAÇÃO
A inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. É popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços.
Verifica-se a influência da inflação sobre a economia através da mídia. Por exemplo na notícia:
“Tombini repete em Lisboa meta do BC de conter inflação. O presidente do Banco Central disse que o Brasil está preparado para a atual fase de transição da economia mundial” (UOL notícias).
Nesta notícia o Presidente do Banco Central divulga que pretende estabilizar a economia financeira e monetária, e também trazer a inflação para baixo para garantir a estabilidade cambial, dentro de um regime de câmbio flutuante que tem servido ao País, fazendo com que a economia brasileira consiga acompanhar a economia global que está crescendo mais fortemente.
Outra notícia: “Inflação se espalha por mais produtos em setembro, diz Fipe.No fim da madrugada desta quarta-feira, 2, a Fipe divulgou a inflação de setembro na capital paulista” (UOL notícias).
Nesta a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou a inflação de setembro na capital paulista. De acordo com o instituto, o IPC avançou 0,25% no mês passado, superando os 0,22% em agosto. Notícia importante para o Administrador acompanhar de perto a inflação.
TAXA DE CÂMBIO
Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. A taxa de câmbio reflete, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo Banco Central), a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo).
Verifica-se a influência da inflação sobre a economia através da mídia nesta notícia:
“Brasil terá de conviver com taxa de câmbio mais fraca, diz diretor do BC” (EXAME.com)
Verifica-se que o País terá de conviver com uma taxa de câmbio mais fraca se a recente desvalorização do real em relação ao dólar estiver igual as outras moedas.
TAXA DE JUROS
A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro ativa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva.
A taxa de juros SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
Podemos verificar a influência da inflação sobre a economia através da mídia. Por exemplo na notícia:
“Banco Central aumenta juro básico, a taxa Selic, para 9% ao ano” (UOL notícias).
Verifica-se que o aumento da taxa SELIC contribui para diminuir a inflação e tenta assegurar que essa tendência continue no próximo ano. Principalmente pelo aumento recente do dólar em relação ao real.
2.2 – MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL
Medidas descritivas
A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Ela se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo de organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população.
Medidas de tendência central ou Medidas de Posição
São medidas que indicam a localização dos dados. São elas as medidas: média aritmética, a Mediana (estatística), ou a moda.
Medidas
...