TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia

Casos: Microeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  1.465 Visualizações

Página 1 de 3

Questões para revisão

1) Diz-se frequentemente que uma boa teoria é aquela que pode ser refutada pelos fatos, por meio de investigações empíricas. Explique por que uma teoria que não pode ser avaliada empiricamente não é uma boa teoria.

Resposta – Nenhuma teoria seja em economia, física ou em qualquer outra ciência, é perfeitamente correta. A utilidade e a validade de uma teoria dependem de sua eficácia em explicar e prever o conjunto de fenômenos que tem por objeto. Toda teoria deve ser avaliada examinando a razoabilidade de suas hipóteses e testando as previsões da teoria comparando-as com os fatos. Assim, se uma teoria não pode ser testada, ela não pode ser aceita ou rejeitada.

2) Qual das seguintes afirmações envolve análise positiva e qual envolve análise normativa? Quais as diferenças entre os dois tipos de análise?

a) O racionamento de gasolina (que fixa para cada indivíduo uma quantidade máxima a ser comprada anualmente) é uma política insatisfatória do governo, pois interfere nas atividades do sistema do mercado competitivo.

b) O racionamento de gasolina é uma política sob a qual o número das pessoas cuja situação piora é maior do que o número daquelas cuja situação melhora.

Resposta – A afirmação (a) envolve a análise normativa ao atribuir um juízo de valor ao dizer que a política do governo é insatisfatória, mas também engloba a análise positiva ao afirmar que o racionamento interfere nas atividades do mercado (causa e efeito). A afirmação (b) envolve a análise positiva ao descrever o efeito do racionamento de gasolina (causa e efeito) sem atribuir qualquer juízo de valor. Assim, a análise normativa é influenciada por juízo de valor (“como o mundo deveria ser”) enquanto a análise positiva consiste em proposições que descrevem relações de causa e efeito (“como o mundo é”).

3) Suponhamos que o litro da gasolina comum custasse $0,20 a mais em Nova Jersey que em Oklahoma (cidades distantes geograficamente). Você acha que poderia existir uma oportunidade para arbitragem (isto é, a possibilidade de que as empresas comprassem gasolina em Oklahoma e depois a vendessem com lucro em Nova Jersey)? Por quê?

Resposta – A distância entre Nova Jersey e Oklahoma é de aproximadamente 2.090 quilômetros, e portanto, representam mercados geográficos diferentes com elevado custo de transporte. Se o custo de transporte fosse zerado, possivelmente poderia existir uma oportunidade para arbitragem, mas a diferença de apenas $0,20 não é suficiente para criar uma arbitragem devido a existência dos custos de transação e de transporte.

4) No exemplo 1.3, quais forças econômicas poderiam explicar a razão da queda do preço real dos ovos e do aumento do preço real do ensino universitário? De que forma tais mudanças de preço poderiam ter afetado as escolhas dos consumidores?

Resposta – O preço e a quantidade dos bens (ovos) e serviços (ensino universitário) são determinados pela interação entre oferta e demanda. Assim, a razão da queda do preço real dos ovos pode ser evidenciada na redução da demanda onde os consumidores passaram a consumir alimentos com pouco colesterol, e/ou na redução dos custos de produção devido aos avanços tecnológicos na produção. O aumento do preço real do ensino universitário é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com