Microeconomia E Macroeconomia
Trabalho Escolar: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagodcr • 5/5/2014 • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 642 Visualizações
As diferenças entre a "microeconomia" e a "macroeconomia"
microeconomia
A microeconomia está voltada, fundamentalmente, para:
§ as unidades individualizáveis da economia, como o consumidor e a empresa, consideradas isoladamente ou em agrupamentos homogêneos.
§ o comportamento do consumidor, na busca da satisfação máxima (dada sua restrição orçamentária) e outras motivações.
§ o comportamento da empresa, na busca do lucro máximo (dada as estruturas de custos e a atuação da concorrência) e outras motivações.
§ a estrutura e os mecanismos de funcionamento dos mercados; as conformações básicas da oferta e da procura, microscopicamente consideradas.
§ as funções e as imperfeições dos mercados, na alocação eficaz dos escassos recursos da sociedade e na geração dos produtos destinados a satisfazer às necessidades tidas como ilimitáveis.
§ as remunerações pagas aos agentes que participam do processo produtivo e a consequente repartição funcional da renda social.
§ os preços recebidos pelas unidades que geram cada um dos bens e serviços que compõem o produto social.
§ a interface entre custos e benefícios privados e o interesse maior do bem-comum.
Ao estudar a formação dos preços, a microeconomia envereda para o estudo da oferta, pela qual são responsáveis os produtores, e da procura, que depende do comportamento, motivações e reações dos consumidores; trata do estudo dos mercados, em suas várias formas e estruturas, examinando as condições gerais de equilíbrio das empresas em cada uma das situações concorrenciais possíveis e na esteira dos mercados e da produção, os salários pagos no mercado de trabalho e os lucros atribuídos à capacidade empresarial.
Na visão microeconomica, o funcionamento desse sistema corresponde ao de um jogo não cooperativo, tensionado, no sentido de que cada unidade individual cuida de seus próprios interesses, maximizando-os, sem coalização com as demais; de forma que nenhum dos participantes pode melhorar sua situação sem o sacrifício dos níveis de satisfação do outro participante; assim sendo a microeconomia desdobra-se nos seguintes conjuntos de estudo:
§ o consumidor e a análise da procura.
§ a empresa e a análise da oferta.
§ a estrutura concorrencial e o equilíbrio de mercados.
§ a remuneração de fatores de produção e a repartição da renda.
Interessada na análise dos elementos constitutivos da Economia, ela difere da macroeconomia, por não ser agregativa, mas seletiva, busca explicar o funcionamento dos mercados para produtos individuais e o comportamento do comprador e do vendedor individuais; de forma que sua preocupação está em descobrir quantas unidades de bens são produzidos, as diferenças de preço entre um e outro bem, as diferençsa de salários entre as atividades fabrís; ou seja, centra o seu foco na composição, e não na grandeza, da produção da economia.
No conceito de mercado, no estudo da microeconomia básica, o que enfatiza seus atributos econômicos fundamenta-se nas tensões decorrentes de duas forças, antagônicas em princípio, as da oferta e as da procura. Os fatores que as determinam e suas configurações definem antagonismos e conflitos de interesse que se equilibram à medida que se estabelecem as relações de troca; em mercados de escambo tais relações de troca se definem por quantidades de troca equivalentes; em mercados monetizados, por preços e remunerações; e em ambos os casos as negociações buscam posições de equilíbrio; preços de equilíbrio são assim resultados de tensões e conflitos solucionados através do entrechoque das forças de oferta e de procura.A equivalência de forças é obviamente maior nos mercados em que a concorrência entre os agentes envolvidos é descrita como “perfeita”; onde prevalece “imperfeições”, as forças em choque geralmente não se equivalem.
macroeconomia
A macroeconomia está voltada, fundamentalmente , para:
§ O comportamento da economia em seu conjunto, agregativamente considerado, sendo o todo a unidade de referência, diferentemente da microeconomia que considera as partes individualizadas.
§ O desempenho totalizado da economia; as causas e os mecanismos corretivos das grandes flutuações conjunturais; os altos e baixos da economia como um todo.
§ Os agregados econômicos, resultantes das mensurações globais, de que são exemplos o PIB e a RN – ou seja,respectivamente,
...